SAÚDE

Valorize o autocuidado no seu dia a dia

Adote hábitos saudáveis para garantir uma rotina que proporcione bem-estar, favorecendo a saúde do corpo e da mente.

Cada pessoa tem o direito de conhecer bem o próprio corpo, amá-lo e protegê-lo. Atitudes do cotidiano, como utilizar um creme para hidratar a pele, almoçar uma salada bem nutritiva e dedicar uma hora para praticar um esporte, fazem a diferença.

 

Se é autocuidado, é bom!

 

Durante esta desafiadora fase de pandemia do coronavírus, as recomendações de saúde tomaram conta do noticiário e impactaram a rotina das pessoas. O termo “autocuidado” ficou sob os holofotes, já que a população está empenhada em se cuidar mais e afastar doenças. De acordo com uma pesquisa do Ibope realizada em junho de 2020, sob encomenda da Bayer, 84% das pessoas buscam ter uma rotina de autocuidado. Leia mais: Quais são os passos para valorizar o autocuidado?

 

Mas você já parou para pensar se está investindo tempo suficiente em autocuidado? E o que falta para melhorar a sua rotina? O dia 24 de julho é um bom momento para reforçar essa reflexão. A data marca o Dia Internacional do Autocuidado, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2011. O objetivo é conscientizar e engajar a população sobre a importância de promover o autocuidado, trazendo qualidade de vida e longevidade para os indivíduos.

7 pilares para o autocuidado

  • Informe-se sobre saúde.
  • Conheça a si mesmo.
  • Pratique uma atividade física.
  • Tenha uma alimentação saudável.
  • Evite riscos para a saúde.
  • Tenha bons hábitos de higiene.
  • Use MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição) de forma responsável.

 

Leia também: Bem-estar é valorizado cada vez mais pela população.

O autoconhecimento é fundamental para cuidar do corpo e da mente, e para se ter qualidade de vida. Busque olhar atentamente para os próprios sentimentos e sensações e, em caso de qualquer desconforto, seja físico ou psíquico, busque a orientação de um especialista. Leia também: Saúde mental é prioridade para atenuar efeitos da pandemia.

 

Os cuidados com a pele costumam ser os mais populares. Em especial durante a pandemia do coronavírus, é preciso reforçar a higienização das mãos. No entanto, a maior frequência de lavagens e uso de álcool em gel tende a ressecar a pele. Portanto, hidratar a pele também se tornou ainda mais importante. A Bayer auxilia nessa missão com a linha Bepantol® Derma, que oferece produtos com pró-vitamina B5 e vitamina B3, para promover uma hidratação da pele rápida e duradoura. Saiba mais: inovações trazem hidratação profunda para a pele.

 

Mas o autocuidado vai muito além da rotina de skincare, então, não se esqueça de controlar o peso, praticar exercícios físicos e cuidar bem da alimentação, ingerindo diariamente frutas, legumes, verduras e grãos integrais. A nutrição tem um papel especial para a saúde, sendo um dos principais pilares do autocuidado.

 

A adoção de uma alimentação nutritiva é capaz de prevenir complicações cardiovasculares e manter o corpo saudável, com energia e imunidade em alta. No entanto, em alguns casos também pode ser recomendada a suplementação. Leia mais: descubra como fortalecer a imunidade. Para quem precisa de suplementação, a Bayer oferece o Redoxon® Tripla Ação, um comprimido efervescente que possui fórmula avançada com 1.000 mg de vitamina C, 10 mcg de vitamina D e 10 mg de zinco.

 

Também é importante contar com acompanhamento médico e realizar exames de rotina para prevenir doenças. “Quando seguimos os pilares do autocuidado de forma disciplinada e consistente, diminuímos a necessidade de utilização do sistema de saúde, evitamos consultas desnecessárias e contribuímos para a produtividade geral”, afirmou o consultor Cesar Bentim, em notícia da revista Saúde.

 

É recomendável realizar um check-up anual, a fim de prevenir doenças cardiovasculares. Os olhos também merecem cuidados especiais, com a realização de exames preventivos de saúde ocular anualmente. Leia também: Você sabe como cuidar bem dos seus olhos?

 

A defesa dos direitos sexuais e reprodutivos também colabora para o autocuidado. Os homens precisam vencer preconceitos e o receio de procurar um urologista para cuidar da saúde íntima, sendo fundamental investir em cuidados para prevenir doenças como o câncer de testículo e de próstata. Leia mais: Conscientização sobre saúde masculina ainda é tabu que deve ser quebrado.

 

No caso das mulheres, a visita ao ginecologista deve fazer parte da rotina. A mulher que conhece bem o próprio corpo, tem acesso à informação e pode fazer boas escolhas relacionadas ao uso de métodos contraceptivos consegue evitar uma gravidez não planejada, por exemplo. Para que a mulher tenha uma vida saudável, é fundamental ter liberdade para cuidar de sua saúde sexual e reprodutiva. Conheça o movimento #LIBERDADEVEMDEDENTRO, que busca empoderar as mulheres e derrubar os tabus de saúde íntima.

 

Tags: autocuidado, saúde, hidratação da pele, Bepantol, Redoxon, saúde íntima.