SAÚDE

Descubra como cuidar bem do seu coração durante o verão

Cultive bons hábitos para que a temporada mais quente do ano não favoreça o surgimento de doenças cardíacas.

A combinação de altas temperaturas e férias faz do verão uma estação especial. No entanto, é preciso aproveitar a temporada de calor sem descuidar da saúde, dando atenção especial principalmente para o coração. O verão pode estimular abusos no consumo de alimentos fritos e bebidas, um problema que eleva o risco de desencadear doenças cardíacas.

 

Cuidados com o coração

 

Redobre os cuidados com a dieta durante o verão, apostando em uma alimentação diversificada e saudável, com muitas verduras, frutas, legumes e grãos integrais. Use roupas leves e confortáveis, evite muita exposição ao sol e não exagere no esforço físico.

 

Pratique atividades físicas leves, de preferência, no início da manhã ou no fim da tarde, quando o clima estiver mais ameno. Caminhar é uma das principais recomendações para manter o coração saudável. Basta investir 30 minutos por dia em caminhadas para conquistar um hábito saudável capaz de fortalecer músculos e ossos, auxiliar no controle do colesterol e da pressão arterial, entre outros benefícios que favorecem a saúde do coração.

 

E um alerta: se você sentir palpitações, desconforto ou dor no peito, dor nas pernas com frequência, falta de fôlego recorrente, tontura ou desmaio, procure atendimento médico. Esses sintomas podem indicar doenças do coração, como arritmias ou doença arterial periférica, por exemplo.

 

As pessoas que apresentam fatores de risco, como fumantes, obesos, com colesterol e triglicérides altos, com diabetes, hipertensos ou que sofrem com estresse, precisam ficar ainda mais atentas durante o verão. É recomendável que os pacientes com antecedentes de doenças cardiovasculares busquem acompanhamento médico durante o verão para receber orientações e, se necessário, receber medicação ou ajustes em tratamentos já em andamento.

 

Beber água é muito importante!

Entre as principais dicas, invista na hidratação do corpo bebendo muita água e sucos, reduza o consumo de sal nas refeições e tente aferir a pressão arterial regularmente. Durante o verão, o corpo pode sofrer com as altas temperaturas e isso pode impactar na saúde do coração. Leia também: 10 dicas para ser mais feliz em 2021.

 

Nesta época, o corpo transpira mais e, com isso, necessita de reposição de líquidos. Quando a pessoa não bebe água o suficiente, há alterações na pressão arterial e frequência cardíaca. “Em dias de alta temperatura, o organismo precisa fazer muito esforço para se manter funcionando, e isso acelera o ritmo dos batimentos do coração, pois o órgão precisa compensar a necessidade maior de energia”, explica a cardiologista Gabriela Arfelli, do Centro do Coração.

 

Não exagere no consumo de álcool

O cardiologista Félix Ramires, responsável pelo Programa de Insuficiência Cardíaca do HCor (Hospital do Coração), recomenda que o consumo de bebidas alcoólicas não ultrapasse 30 gramas de álcool por dia, sendo equivalente a uma dose de uísque, uma taça de vinho ou até duas latas de cerveja. Segundo ele, o álcool é uma substância cardiotóxica, que provoca alterações nas células do coração. “As que não morrem com a toxicidade do álcool perdem parte da função”, afirmou em comunicado do HCor.

 

Mas, fique atento, pois o cuidado com o álcool não se restringe ao verão. Trata-se de um fator de risco que sempre deve ser ponderado. “O excesso de bebidas alcoólicas pode levar, no longo prazo, a uma dilatação do coração ou a uma miocardiopatia (doença no músculo cardíaco que dificulta o fornecimento de sangue e eventualmente deflagra a insuficiência cardíaca)”, explicou o Dr. José Luiz Aziz, cardiologista integrante da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), em artigo na revista Veja Saúde.

 

A saúde do coração é coisa séria. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo. Elas representaram 31% dos óbitos em 2016, o equivalente a 17,9 milhões de mortes no ano. Cuide do seu coração e previna doenças, não apenas durante o verão, mas durante toda a vida. O órgão que, culturalmente, representa o amor, merece ser amado e preservado.

10 dicas para promover a saúde do coração

  • Tenha uma alimentação saudável
  • Pratique exercícios físicos
  • Evite a obesidade
  • Pare de fumar
  • Evite o consumo de álcool
  • Controle a pressão arterial
  • Controle o colesterol
  • Beba muita água
  • Invista em momentos de lazer e combata o estresse
  • Faça um check-up médico periodicamente

Tags: coração, saúde, verão, pressão arterial, doenças cardíacas.

 

PP-XAR-BR-0661-1