Responsabilidade Social

Por uma vida melhor

Catavento Cultural

Desde 2013, a Bayer patrocina o Catavento Cultural e Educacional, museu de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, localizado no centro da cidade. Em 2017, foi inaugurado o espaço Mundo das Abelhas, local dedicado à educação e aumento da conscientização da importância das abelhas para a agricultura. O Mundo das Abelhas integra o Complexo de Polinizadores, juntamente com o Borboletário e o Jardim. Além destas atrações, a Bayer também apoia outros espaços como o Terrário, o Laboratório de Química, Sala DNA e o Espaço ASPIRINA®. Em 2017, o Museu recebeu a visita de aproximadamente 560.700 pessoas.

Prêmio Jovem Farmacêutico

Primeiro prêmio criado no Brasil pela indústria farmacêutica para reconhecer os profissionais desta área, o Bayer Jovem Farmacêutico é destinado a estudantes de Farmácia e profissionais recém-formados inscritos no Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo com menos de 30 anos de idade. O prêmio é uma parceria entre o Conselho e a Bayer, e conta com o apoio da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) e do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

IBETAA

O Instituto Brasileiro de Educação e Terapia Assistida por Animais (IBETAA) é voltado para a educação de crianças e adolescentes e tem por finalidade produzir e disseminar o conhecimento científico nas áreas da Educação, Atividade e Terapia Assistida por animais, além de desenvolver ações nos eixos da Educação, Saúde e Assistência Social, ao mesmo tempo em que busca conscientizar as pessoas sobre a importância dos animais e que fazem jus a um tratamento digno.

Projeto Medicão

O projeto Medicão atende 14 instituições em oito cidades, beneficiando crianças, jovens, adultos e idosos com um atendimento estimado em cerca de 1.500 pessoas todos os meses, diretamente e indiretamente. É um projeto de Terapia Assistida por animais (cães) para melhorar a qualidade de vida de pacientes de todas as idades e auxiliar em seu processo de recuperação em hospitais, asilos e outras instituições. Todos são beneficiados com as visitas realizadas pela equipe formada por voluntários e profissionais das áreas de Pedagogia, Psicopedagogia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Veterinária e Administração.

Reforço Alimentar

Diariamente, cerca de 2.000 crianças e jovens de 2 a 14 anos, de 22 associações de moradores e creches comunitárias de Belford Roxo (RJ), são beneficiados com o projeto Reforço Alimentar. Como atrativo para as aulas e reforço escolar, as refeições têm contribuído para o desenvolvimento saudável, garantindo a frequência na escola e melhorando o desempenho e o nível de concentração. O projeto inclui o fornecimento mensal de sopas e o acompanhamento dos resultados com visitas periódicas aos refeitórios das instituições nos horários de distribuição. Desde o início desta atividade já foram servidas mais de 4 milhões de refeições.

Inocentes de Belford Roxo

O Grêmio Recreativo e Escola de Samba Inocentes de Belford Roxo, do Rio de Janeiro, recebe incentivo cultural da Bayer para manter suas atividades carnavalescas. A empresa contribui para a formação de mão de obra local, como costureiras, aderecistas, ferreiros e carpinteiros.

Projeto Cão-Guia – Associação Brasiliense de Ações Humanitárias (ABA)

O projeto Cão-Guia, uma iniciativa da Associação Brasiliense de Ações Humanitárias (ABA), localizada em Brasília (DF), existe desde 2001 e é conhecido nacionalmente como referência nos moldes de treinamento, manutenção e distribuição de animais para auxílio a cegos. Por meio dos patrocinadores e parcerias, mantém a alimentação, cuidados veterinários e medicação de todos os animais do plantel (cães vinculados e sob a responsabilidade do projeto). A iniciativa surgiu da ideia de trazer do exterior as técnicas do treinamento de cães para guiarem pessoas com diversos tipos de deficiências visuais, proporcionando segurança, mobilidade e melhoria de qualidade de vida.

Projeto Pelo Próximo

O Projeto Pelo Próximo - Solidariedade em 4 patas, é um grupo formado por voluntários que realiza um trabalho de pet terapia sem fins lucrativos em visitas a instituições do Rio de Janeiro que cuidam de crianças, idosos, portadores de necessidades especiais e escolas. Nas principais atividades desenvolvidas pelo projeto se enquadram a TAA (Terapia Assistida por Animais), AAA (Atividade Assistida por Animais) e EAA (Educação Assistida por Animais). O projeto conta atualmente com um staff de 23 cães e duas calopsitas, que realizam diversas atividades com pacientes, como contato direto com o animal e exercícios para estimular o raciocínio e trabalhar a motricidade tanto fina quanto global dos pacientes. A Bayer é a principal apoiadora do projeto.

Olimpíadas da Cidadania

Anualmente, mais de 10 mil crianças e jovens atletas e cerca de 300 portadores de necessidades especiais participam das Olimpíadas da Cidadania de Belford Roxo (RJ). Realizado com patrocínio da Bayer desde 1995, o evento conta com diversas competições esportivas nas categorias feminina e masculina. Para os portadores de necessidades especiais são realizadas competições de natação, judô, futebol de salão e hóquei sobre piso. Este projeto é o único de inclusão de portadores de necessidades especiais da Baixada Fluminense e combina o incentivo ao esporte com inclusão social.

Escola de futebol

A Escola de Futebol da Bayer, em Belford Roxo (RJ), atende anualmente 250 crianças e jovens de 11 a 19 anos. O principal objetivo é a educação. Para treinar, o atleta tem que comprovar frequência na escola e apresentar seu boletim periodicamente, mostrando que mantém suas notas acima da média. Com mais de 20 anos de história, a escola oferece toda a infraestrutura para o desenvolvimento das atividades esportivas dos atletas, além de aulas de informática e oficina de redação e português para reforço escolar dos atletas. Desde a sua criação, em 1993, a escola já recebeu 18 mil inscrições e formou mais de 3.000 atletas e cidadãos.

Programa de Voluntariado

Em 2013, durante a campanha global dos 150 anos da Bayer: “Vale a pena ser um exemplo”, a Bayer Cares Foundation premiou 11 projetos brasileiros dos 700 inscritos no mundo, tornando o Brasil o segundo maior premiado nessa campanha. Desde então, um grupo de colaboradores da Bayer enxergou a oportunidade de conscientizar mais colegas para a questão do trabalho voluntário, criando então o programa Voluntários Bayer Brasil. O objetivo do grupo é dar continuidade à iniciativa de voluntariado, sendo elaborada uma série de novas ações para que todos os colaboradores tenham a oportunidade de participar. A primeira instituição escolhida para participar do projeto foi o Lar Voluntários do Amor. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que visa os cuidados com o ser humano em desenvolvimento, carente e abandonado, como também, presta assistência às famílias em alto estado de carência, dando amparo e apoio. Em 2013 a Bayer promoveu uma grande festa na instituição. A ação contou com um grupo de 40 colaboradores que participaram, com as crianças do lar, de diversas atividades, como pintura de rosto, jogos diversos, entrega de presentes, apresentação com os cães do Circuito Agility, além da entrega de 300 kg de alimentos arrecadados pelos sites Socorro e Cancioneiro durante a Campanha de Doação de Alimentos. Em 2014 a campanha de voluntariado global foi realizada novamente, e quatro projetos brasileiros foram premiados.

Em 2017, o grupo inspirou cerca de mil colaboradores a disponibilizarem tempo para serem solidários a causas e instituições. Foram mais de 500 horas de trabalho social que beneficiaram cerca de 5.500 pessoas.

Associação de Moradores do Jardim Anápolis – AMAJA

Desde 2008 a Bayer apoia a AMAJA na iniciativa que visa oferecer aulas de apoio em diferentes matérias no contraturno escolar para 75 crianças de Jardim Anápolis, bairro vizinho ao site de Belford Roxo. A colaboração ainda se estende também ao fornecimento de materiais de aula e refeições.

Escola Verde

O projeto Escola Verde foi criado em 2006 e está em linha com a busca por “Cidades e Comunidades Mais Sustentáveis”, um dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU). A Escola Verde estimula a conscientização ambiental de estudantes de escolas públicas municipais na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, em especial Belford Roxo. O programa de educação ambiental é dirigido a alunos e professores das redes municipais e ultrapassou a marca de 60 mil jovens atendidos. As aulas são ministradas semanalmente no Clube Bayer, localizado no Parque Industrial da empresa em Belford Roxo.