SAÚDE

O sistema imunológico depende de hábitos saudáveis para funcionar plenamente

Descubra como as vitaminas e uma rotina equilibrada colaboram para a saúde, prevenindo e combatendo doenças

Imunidade é um termo que tem ganhado cada vez mais relevância. Em decorrência das dificuldades que a pandemia do coronavírus impôs à sociedade, as pessoas estão mais interessadas em reforçar as defesas naturais do organismo.

 

Turbine a sua imunidade

 

As funções das células de defesa do corpo e de produção de anticorpos são influenciadas por vários fatores, especialmente pela alimentação e por hábitos como praticar atividades físicas, ter boas noites de sono e controlar o peso. A busca por uma vida mais equilibrada e saudável colabora para fortalecer o sistema imunológico que, por sua vez, tem papel crucial na prevenção e no combate às doenças.

 

Pensando nisso, vale a pena reforçar que alguns nutrientes não podem ser deixados de lado, especialmente a conhecida vitamina C. De acordo com a Dra. Juliana Canosa, gerente médica no negócio de Consumer Health da Bayer, a Vitamina C ajudar o sistema imune a funcionar de maneira adequada, além de agir como um potente antioxidante, contribuindo para a ação adequada das células de defesa.

 

Já a Vitamina D atua no metabolismo ósseo, mas também na ativação das células imunológicas estimulando a produção de substâncias antimicrobianas, permitindo que o corpo combata invasores de maneira rápida e eficaz. Outro nutriente essencial é o Zinco, que colabora para a produção de novos anticorpos (proteínas que especificamente neutralizam patógenos).

 

Além disso, o zinco também é responsável pela comunicação entre as células imunológicas, auxiliando o corpo a montar uma resposta apropriada e eficiente contra possível invasores externos. “Para que nossas defesas estejam sempre prontas para proteger nosso organismo, esses três nutrientes — as Vitaminas C, D e o Zinco — são fundamentais”, explicou a Dra. Juliana em comunicado1.

Imunidade fortalecida

A população parece estar atenta à importância da imunidade e disposta a investir em hábitos saudáveis. De acordo com uma pesquisa sobre autocuidado, realizada pelo Ibope sob encomenda da Bayer, 23% das pessoas passaram a se preocupar mais com a imunidade.

 

A pesquisa também revelou que 14% das pessoas iniciaram o uso ou aumentaram a ingestão de suplementos vitamínicos durante a pandemia. Prova disso é que, em 2020, houve um aumento de 50,6% em volume e 53% em valor das vendas de vitaminas1.

 

Leia a matéria do Blog Bayer: Quais são os passos para valorizar o autocuidado?

Praticidade e eficiência

Turbinar as defesas do corpo é uma tarefa contínua, prezando sempre pela saúde, praticidade e bem-estar geral do indivíduo. Para muitas pessoas, pode ser desafiador manter uma dieta diversificada que consiga atender a todas as demandas nutricionais do organismo. Nesse caso, uma alternativa interessante é a suplementação, que representa uma forma eficaz e segura de ingerir nutrientes essenciais.

 

Para auxiliar o consumidor que busca a suplementação, a Bayer apresenta novos produtos da categoria. As novas versões chegam para complementar o portifólio de vitaminas efervescentes da Bayer2, que conta com uma linha completa para suplementar as necessidades diárias, de recém-nascidos a adultos.

 

“Estes lançamentos chegam como mais duas opções de produto da Bayer para contribuir com a rotina de autocuidado dos brasileiros”, afirmou Marcelo Scatolini, gerente da categoria de nutricionais da Bayer. Leia mais: Redoxon® amplia portfólio com novas versões em comprimidos.

Valorize o seu sistema imunológico

Você sabia que o corpo humano possui três níveis de imunidade? São eles: barreiras epiteliais, células imunes e produção de anticorpos. O sistema imunológico atua de maneira completa, defendendo o corpo de ameaças externas. Saiba mais como o sistema imunológico funciona e o papel das vitaminas no Blog Bayer, na matéria Descubra como fortalecer a imunidade

Referências

1 Fonte: IMS/IQVIA.

2https://www.redoxon.com.br/

 

Tags: imunidade, sistema imunológico, vitaminas, suplementação, redoxon.