MELHORANDO VIDAS

O verão está chegando! Proteja a sua pele na estação mais quente

Capriche na hidratação, cuide-se para que o período não prejudique a sua pele e evite o câncer

Está chegando a estação mais quente do ano! Durante o verão, que marca o período de 21 de dezembro a 20 de março no hemisfério sul, a pele pode sofrer com as altas temperaturas e a rotina da estação. Apesar do período de distanciamento social em combate ao coronavírus, é inevitável dar um jeitinho para se bronzear durante o verão, nem que seja na varanda de casa.

Banhos mais frequentes e o possível contato com o cloro em piscinas e com a água salgada do mar podem agredir a pele, provocando ressecamento. Além disso, quem não se protege adequadamente com filtro solar ou exagera na exposição ao sol pode sofrer com as queimaduras de pele. Por isso, é recomendável repensar a rotina de skincare e tomar todos os cuidados para hidratar e proteger a pele.

 

“Use protetor solar” é uma frase que já virou clichê e continua no topo da lista de conselhos dos dermatologistas. Isso ocorre porque é necessário se proteger das radiações ultravioletas, que são prejudiciais para a pele e podem desencadear doenças como o câncer. Leia também: será que você sabe mesmo o que é autocuidado

 

Dezembro Laranja

Não à toa, o verão chega em dezembro e exatamente neste mês é realizada a campanha “Dezembro Laranja”. A iniciativa, criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), visa esclarecer sobre a doença e estimular a prevenção, conscientizando também sobre a importância do diagnóstico precoce.

 

O câncer de pele é o mais frequente no mundo e no Brasil. “Temos um problema de saúde pública, e a SBD transformou esse problema numa ampla campanha de combate ao câncer da pele. Reduzir as estatísticas de incidência de câncer da pele é uma meta alcançável, e a Sociedade Brasileira de Dermatologia está comprometida em diminuir a ocorrência e a mortalidade”, afirmou o presidente da SBD, o Dr. Sergio Palma, em comunicado.

 

É importante reforçar a necessidade de usar chapéus, blusas e óculos com proteção UV, barracas, e protetores solares com fator de proteção (FPS) 30 ou maior, reaplicando o produto ao longo do dia. Segundo a SBD, a exposição excessiva ao sol é a principal causa de câncer não melanoma, que é o tipo mais frequente no Brasil e menos grave, mas que pode causar deformações. Já o melanoma é a forma mais grave de câncer de pele, mais rara e que pode ser fatal. Os dois tipos de câncer de pele podem ser curados se o diagnóstico for precoce. 

 

Hidratação da pele

Tão importante quanto usar filtro solar é hidratar bem a pele. A hidratação faz com que a pele se mantenha saudável, além deixá-la com boa aparência, macia e vistosa. Cuide da pele aplicando um bom hidratante diariamente. De preferência, faça a hidratação após o banho, pois o momento em que a pele está levemente úmida e com poros dilatados favorece a absorção do produto.

 

As pessoas que possuem peles sensíveis precisam ficar mais atentas e cuidar da pele, para evitar o ressecamento e quadros de vermelhidão ou reações alérgicas. Outra dica é observar as categorias de hidratantes, pois há produtos indicados especificamente para regiões como os lábios, joelhos e calcanhares.

 

Quem está em dúvida sobre qual hidratante escolher pode se surpreender com as soluções de Bepantol. Essa marca da Bayer oferece uma linha completa de produtos para hidratar cada região do corpo. Um dos diferenciais da marca é a composição com dexpantenol, um ativo extremamente eficaz em hidratação da pele. Conheça as soluções aqui.

 

A hidratação também ocorre especialmente “de dentro para fora”. Não à toa, especialistas recomendam aumentar o consumo de água, principalmente durante o verão. Com as altas temperaturas, é natural que a pele transpire mais. Por isso beba, pelo menos, dois litros de água por dia para repor a perda de líquidos. Leia também no Bayer Jovens: Água – o elixir da boa saúde.

10 dicas para cuidar da pele no verão:
  1. Evite os horários de radiação intensa – entre 10 e 16 horas.
  2. Prefira ficar em locais com sombra.
  3. Use chapéus de abas largas, sombrinhas, roupas de manga comprida e óculos escuros com proteção UV.
  4. Aplique protetor solar trinta minutos antes de se expor ao sol.
  5. Hidrate a pele diariamente.
  6. Use hidratante adequado para cada região do corpo.
  7. Se observar o surgimento de pintas irregulares ou manchas na pele, procure um dermatologista.
  8. Beba mais de dois litros de água por dia.
  9. Tome banhos com água fria ou morna, pois a água quente resseca a pele.
  10. Sempre retire bem a maquiagem e depois limpe e tonifique a pele.
     

Tags: verão, hidratação, pele, protetor solar, câncer, Bepantol.