MELHORANDO VIDAS

Jovens líderes buscam soluções para contribuir com a segurança alimentar no mundo

A Bayer promove iniciativas como o Youth Ag Summit, que estimula a inovação na agricultura, para ampliar a produção de alimentos com foco em sustentabilidade. 

Como alimentar uma população crescente em um cenário desafiador de recursos naturais limitados? Essa é uma pergunta que mobiliza entidades e governos em todo o mundo.

 

Jovens líderes buscam soluções para garantir a segurança alimentar

 

Estima-se que a população mundial atingirá quase 10 bilhões de pessoas em 2050 e a demanda por alimentos é crescente. Existe a necessidade de elevar a produtividade agrícola, mas de modo sustentável, para reduzir o impacto ambiental da atividade, principalmente respeitando a disponibilidade de terras aráveis e recursos hídricos. Leia mais: combate às perdas de alimentos.

 

Nesse cenário, o tema de segurança alimentar é fundamental para a perpetuidade da vida humana. É importante empoderar as novas gerações, para moldar um futuro melhor para todos, mais sustentável e socialmente justo. Para dar voz aos jovens e fomentar as transformações necessárias na sociedade, a Bayer desenvolve o Youth Ag Summit (YAS).

 

Fórum global

A cada dois anos, essa iniciativa da Bayer proporciona um encontro de 100 jovens líderes globais. O objetivo é promover debates, engajar esses jovens, favorecer o networking, e desenvolver habilidades e projetos, com o propósito de buscar ações concretas para as demandas alimentares.

 

O YAS, que teve início em 2013 no Canadá e já passou também pela Austrália, Bélgica e pelo Brasil, terá a primeira edição 100% virtual do fórum global nos dias 16 e 17 de novembro de 2021, com o tema “Alimentando um Planeta Faminto”. Entre os mais de dois mil candidatos inscritos no YAS, foram selecionados 100 delegados de 44 países, que são jovens líderes com idades entre 18 e 25 anos.

 

O Brasil será representado por delegados como Lucas Silva de Santana, estudante de Agronomia na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). “A produção de alimentos de forma sustentável é um dos maiores desafios que a humanidade tem a sua frente. O objetivo do evento em promover a sustentabilidade foi o que me chamou a atenção, principalmente por ser uma iniciativa vinda de uma das maiores empresas do mundo”, afirma Santana.

 

Ele afirmou que tem contato com a agricultura desde a infância e se sente motivado a se aperfeiçoar na área, além de buscar desenvolver habilidades de empreendedorismo e liderança. “Participar do YAS 2021 será uma oportunidade de adquirir conhecimento e trocar experiências. Espero que o evento traga bons frutos para um futuro mais sustentável e qualidade de vidas para as pessoas”, diz o estudante.

 

Outro delegado brasileiro é Rafael Zaia, que cursa Agronomia na Universidade Federal de Lavras (MG). Ele contou que está entusiasmado com a possibilidade de contato com pessoas de diferentes culturas. “É um evento que engloba pessoas do mundo todo, e isso é extraordinário. A diversidade tende a agregar muito na nossa trajetória. Acredito que o YAS vai contribuir muito para a minha formação, principalmente pela troca de conhecimento com pessoas de diversos países, e por ter contato com mentores e líderes da Bayer”, diz Zaia.

 

A plataforma para jovens da Bayer está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O foco é combater a pobreza e proteger o planeta, proporcionando prosperidade para todos.

 

Entre os diferenciais da edição 2021, o YAS contará com a parceria da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDSN) e da empresa de tecnologia Babele, que vão promover a YAS University, uma incubadora virtual de ideias. Desse modo, os delegados do fórum global vão participar de treinamentos com mentores, para desenvolver habilidades de empreendedorismo e liderança, e poderão aperfeiçoar ideias por um período de dez semanas, a partir de novembro.

 

A Bayer parabeniza os participantes do fórum global, e estimula o engajamento desses jovens para inovar e repensar valores na sociedade. Confira a lista dos delegados selecionados aqui.

Inovação no agronegócio

A Bayer acredita no potencial das novas tecnologias para desenvolver a agricultura sustentável. A companhia investe em soluções disruptivas, e busca conectar colaboradores, pesquisadores, empreendedores e outros atores da cadeia do agronegócio, para fomentar a inovação.

 

Entre os destaques, vale a pena conhecer a iniciativa Carbono Bayer, que estimula a adoção de boas práticas agrícolas voltadas para a fixação de carbono no solo e geração de créditos de carbono. Saiba mais no Blog Bayer – Carbono Bayer: a iniciativa pioneira busca contribuir para redução de emissões de GEE no campo.

 

Outra iniciativa importante foi o Desafio Covid-19, que selecionou startups do agronegócio e disponibilizou tecnologias aos agricultores durante a pandemia do novo coronavírus, com resgate gratuito na plataforma Orbia. Saiba mais: Startups colaboram para o avanço do agronegócio em tempos de pandemia. Há também o desafio FoodLoss Challenge, que seleciona startups com tecnologias que visam reduzir as perdas de frutas e hortaliças.