SAÚDE

Cuidados com a saúde dos rins também beneficiam o coração

A dupla de órgãos responsáveis pela filtragem do sangue desempenha papel importante para o bom funcionamento do organismo.

Os rins representam uma dupla vital para o bom funcionamento do corpo humano. Constantemente, eles fazem uma “faxina” no organismo, resultante do processo de filtragem do sangue. Enquanto o coração é a “bomba” que leva sangue para todas as áreas do corpo, os rins são os responsáveis por sua limpeza.

 

Dia mundial dos Rins

 

O Dia Mundial do Rim1, celebrado em 11 de março, visa conscientizar sobre a saúde do órgão, a prevenção de doenças e tratamentos para os pacientes renais. A Bayer apoia a campanha de 2021 realizada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), que nesta edição carrega o tema “Vivendo bem com a doença renal”. Segundo a SBN, cerca de 850 milhões2 de pessoas são impactadas por doenças renais no mundo.

 

Funcionamento dos rins

Os rins removem resíduos presentes no sangue, auxiliando no controle da pressão arterial e beneficiando o coração. Por outro lado, os rins são órgãos muito vascularizados e precisam que o sangue circule adequadamente para funcionar. Rins e coração trabalham sempre em parceria, desempenhando funções que se complementam. Por essa razão, doenças cardiovasculares3 podem promover o desenvolvimento de patologias renais e vice-versa.

 

De acordo com a nefrologista Shirley Damasceno, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, muitas vezes, o paciente renal crônico também tem alterações cardíacas. É importante buscar atendimento médico de forma rotineira, para que um órgão não afete o funcionamento do outro. “A primeira coisa com relação ao paciente renal é o controle da diabetes e da hipertensão. Nos estágios mais elevados das doenças, o tratamento é com a hemodiálise ou a diálise peritoneal”, afirmou em notícia do Ministério da Saúde4.

 

Problemas como a hipertensão arterial, a diabetes e o colesterol alto são fatores de risco para o desenvolvimento tanto de doenças renais quanto de complicações cardíacas. Portanto, pessoas com essas condições de saúde devem redobrar os cuidados, monitorando a saúde renal. Quem cuida dos rins acaba cuidando também do coração. Leia também: Como vai o seu coração? Saiba como reduzir fatores de risco cardíaco!5

 

Saúde dos rins

Cuidados básicos como beber muita água diariamente, manter uma alimentação7 nutritiva e balanceada, dormir bem e praticar exercícios físicos são recomendações gerais para promover a saúde. Uma rotina com bons hábitos pode evitar que os rins sejam prejudicados por cálculos renais, infecções e até mesmo prevenir o desenvolvimento de câncer no órgão.

 

Também é recomendável avaliar o estado dos rins regularmente e buscar a orientação de um nefrologista, já que algumas doenças renais são assintomáticas. O médico pode solicitar exames de urina, sangue, testes de imagens e, em alguns casos, biópsia renal.

 

“É importante que a presença de alguns sinais e sintomas levantem a hipótese da presença de doença renal. São eles: espuma e/ou sangue na urina, inchaço (edema), anemia, hipertensão arterial e aumento do número de micções durante a noite”, afirmou Marcelo Mazza do Nascimento, nefrologista e presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), em notícia do portal UOL8.

 

Tags: rins, rim, doenças renais, saúde, doenças cardiovasculares, coração.

 

PP-XAR-BR-0725-1

 

Referências

1. https://www.sbn.org.br/dia-mundial-do-rim/dia-mundial-do-rim-2021/

2. https://www.sbn.org.br/noticias/single/news/dia-mundial-do-rim/

3. https://www.bayer.com.br/pt/midia/chega-ao-brasil-nova-opcao-de-tratamento-para-pacientes-com-alto-risco-de-problemas?codNoticia=chega-ao-brasil-nova-opcao-de-tratamento-para-pacientes-com-alto-risco-de-problemas-cardiovasculares

4. http://www.blog.saude.gov.br/index.php/geral/53197-rins-e-coracao-doencas-renais-podem-levar-a-problemas-cardiacos

5. https://www.bayer.com.br/pt/blog/como-vai-o-seu-coracao-saiba-como-reduzir-fatores-de-risco-cardiaco

6. https://www.bayer.com.br/pt/missao-e-valores

7. https://www.bayer.com.br/pt/blog/voce-lembra-o-que-colocou-no-prato-hoje

8. https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/12/21/saude-dos-rins-conheca-as-doencas-mais-comuns-que-afetam-os-orgaos.htm