SAÚDE

5 dicas para manter a hidratação em dia!

Beba mais água para repor líquidos, prevenir doenças e preservar as funções essenciais de órgãos e sistemas.

É sabido que a temperatura global vem aumentando gradativamente. Segundo dados da NOAA (Centro de Monitoramento Climático Norte-Americano), a temperatura média registrada em setembro de 2021 foi 0,90°C superior à média do século XX1, por exemplo. Esse contexto preocupa, já que as altas temperaturas impactam na rotina da população e causam desconfortos, podendo prejudicar a saúde.

 

5 dicas para manter a hidratação em dia!

 

Durante o verão, os efeitos do clima no corpo humano ficam ainda mais evidentes. O período é marcado especialmente por momentos de lazer em praias, atividades ao ar livre, e estímulos para o maior consumo de alimentos fritos e bebidas industrializadas que podem ter efeito diurético. Leia mais: O verão está chegando! Proteja a sua pele na estação mais quente.

 

O problema é que, com a rotina de verão, as pessoas podem se esquecer de alguns cuidados com a saúde, negligenciando a necessidade de consumir água, por exemplo. É preciso ficar atento para evitar a desidratação, queimaduras solares, doenças de pele e outros problemas comuns na estação. Leia também no Blog Bayer: Descubra como cuidar bem do seu coração durante o verão.

 

Confira dicas para hidratar bem o corpo:

1- Beba mais água

A transpiração, urina e lágrimas representam alguns dos fatores que eliminam água do corpo. E quando não há uma reposição adequada dos líquidos perdidos, isso pode provocar a desidratação. Essa doença chega a provocar sintomas como sede exagerada, pele e boca seca, dor de cabeça, tonturas, fraqueza e elevação dos batimentos cardíacos2.

 

A água é um elemento essencial para a vida. O corpo humano precisa de água para a manutenção de órgãos e inúmeros processos, tais como a metabolização, o transporte e a absorção de nutrientes. A insuficiência do consumo de água pode trazer vários prejuízos, indo muito além da desidratação, podendo provocar danos ao sistema gástrico e prejudicar os rins, por exemplo.

 

A água também exerce função importante para a regulação de temperatura corporal e beleza da pele. “Uma pele hidratada de dentro para fora tem menos chances de aparecimento de linhas finas, rugas e uma aparência de descansada”3, afirmou o dermatologista Ross Radusky, em notícia da revista Glamour. Por isso, capriche na hidratação e beba pelo menos dois litros de água por dia durante o verão.

 

2- Cuidado com o sol

Tente não fazer muito esforço físico e se expor ao sol nos horários mais quentes do dia, com o intuito de evitar transpiração excessiva. Além de acelerar a perda de água pelo organismo, a exposição solar afeta diretamente a saúde da pele.

 

Para protegê-la de queimaduras e evitar o envelhecimento precoce, use filtro solar. “A partir dos seis meses de vida, já é indicado o uso de protetor solar. Os cuidados básicos, como hidratação e proteção, também devem fazer parte da rotina”4, afirmou a dermatologista Fernanda Margonari, em notícia do jornal Correio Braziliense.

 

3- Alimentação balanceada

Investir em uma boa dieta é uma das principais recomendações para cuidar bem do corpo. A ingestão de frutas, legumes e verduras fornece vitaminas importantes para a saúde da pele, unhas e cabelos, além de repor sais minerais perdidos com o aumento da transpiração durante o verão.

 

Além disso, os alimentos também colaboram para hidratar. “A água pode ser ingerida in natura ou por meio dos alimentos que consumimos. A maior parte das frutas, por exemplo, contêm entre 80% e 90% de água. Verduras e legumes cozidos ou na forma de saladas costumam ter mais do que 90% do seu peso em água. Quando a alimentação é baseada nesses alimentos, ela pode fornecer cerca de metade da água que precisamos ingerir”5, afirmou a nutricionista Mariana Imbelloni, em notícia do portal G1.

 

4- Vestimentas adequadas

Durante o verão, utilize roupas leves e, de preferência, confeccionadas com tecidos de algodão. Os dias quentes provocam o aumento da sudorese, e as roupas de algodão deixam a “pele respirar”, trazendo mais conforto e bem-estar.

 

5- Cuide mais da pele durante o verão

Vale a pena ficar mais atento e observar a aparência da pele. Se sentir ardência, coceira, alterações na aparência, surgimento de manchas, entre outros sintomas indesejados, procure um dermatologista.

 

Cabe reforçar a rotina de skincare durante o verão, com a utilização de bons produtos para a limpeza e a hidratação da pele. O uso diário de um hidratante traz benefícios, auxiliando na retenção de água e na reparação de danos dessa barreira natural do corpo humano. A Bayer oferece soluções para cuidados com a pele e medicamentos isentos de prescrição médica, por meio da divisão Consumer Health. Saiba mais aqui.

 

Referências:

1. https://www.climatempo.com.br/noticia/2021/10/18/novos-recordes-de-calor-e-seca-diz-noaa-2387
2. https://drauziovarella.uol.com.br/pediatria/desidratacao/
3. https://revistaglamour.globo.com/Beleza/Pele/noticia/2021/11/pele-desidratada-x-pele-seca-entenda-diferenca.html
4. https://www.correiobraziliense.com.br/revista-do-correio/2021/10/4954390-rotina-de-skincare-deve-comecar-nos-primeiros-meses-de-vida.html
5. https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/verao/2020/noticia/2019/12/09/verao-requer-muitos-cuidados-com-alimentacao-na-praia-confira-dicas.ghtml