16/02/2020

Bayer apresenta seu novo programa de relacionamento na Expodireto Cotrijal

 

Agricultores que visitarem a feira, em Não-Me-Toque (RS), entre os dias 2 e 6 de março, terão a oportunidade de conhecer a nova estratégia da Bayer, que propõe uma transformação digital e uma experiência inédita de consumo

A Bayer consolida o seu pioneirismo como empresa focada em atender de forma inovadora as necessidades do produtor rural brasileiro e apresenta, durante a Expodireto Cotrijal, entre os dias 2 e 6 de março, em Não-Me-Toque (RS), um novo modelo digital para apoiá-lo durante toda a sua jornada no manejo da lavoura. Trata-se de uma evolução da proposta da Rede AgroServices para duas novas iniciativas: o Impulso Bayer, o novo programa de relacionamento com o produtor, e a Orbia, a plataforma que surgiu de uma joint venture em parceria com a Bravium, que combina marketplace de fidelidade, commodities e insumos.

Ao comprar produtos Bayer, os clientes poderão acumular pontos na plataforma Orbia e acessar experiências no Impulso Bayer de acordo com a sua classificação, que varia de uma a cinco estrelas. As estrelas proporcionam acesso a experiências exclusivas, como assessoria 100% online, participação em eventos e até mesmo viagens exclusivas para destinos internacionais. Todas as experiências do Impulso Bayer têm como objetivo promover o diálogo, a imersão sobre as novas tecnologias disponíveis e discutir temas importantes para o agronegócio, como sustentabilidade, inovação e transformação digital.

“O novo cenário proposto pela Bayer vai ao encontro da tendência atual, na qual vemos clientes que compram em lojas físicas e virtuais, além de participarem de programas de fidelização”, compara Gerhard Bohne, presidente da divisão de agronegócios da Bayer. O produtor passará a acumular pontos dentro do Impulso Bayer, funcionando como um programa de fidelidade, e poderá trocá-los por produtos e serviços na plataforma da Orbia. “A lógica é bastante semelhante ao sistema dos programas de milhagem das companhias aéreas, no qual as pessoas já estão acostumadas a interagir com as duas interfaces com diferentes finalidades. A ideia deste formato é trazer mais benefícios para o agricultor”, acrescenta Gerhard.

Já a plataforma Orbia nasce com a proposta de ligar o agricultor a uma rede para facilitar seus processos, fazer negócios e gerar valor. Esta nova empresa visa criar uma nova proposta de valor para todos os stakeholders que compõem a cadeia tradicional por meio de uma plataforma que combina três soluções distintas.

O programa de fidelidade por coalizão permite a ampliação do modelo atual para um novo formato, no qual outras empresas do agronegócio também ofereçam pontos em suas transações e expandam a oferta de produtos e serviços para serem trocados por pontos. “O modelo gera valor ao cliente final e aumenta de forma significativa a retenção deste cliente para as empresas aderentes”, explica o CEO da Orbia, Ivan Moreno. Esse programa de coalizão com foco no agronegócio já nasce com catálogo relevante com mais de 700 produtos e serviços diferentes, além de uma base com 140 mil produtores engajados, o equivalente a 65% da área plantada do Brasil.

O marketplace de venda de insumos permite que distribuidores e cooperativas comercializem seu portfólio por meio de um canal virtual, utilizando um sistema simplificado, que viabiliza a negociação e submissão de prescrição agronômica digital. Atualmente, cerca de 40 distribuidores de insumos Bayer oferecem produtos desta forma, abrangendo mais de 3 mil municípios. Vale lembrar que a nova ferramenta de compra também permite maior acesso à oferta de crédito, assim como respeita as políticas de distribuição estabelecidas pela indústria.

Além disso, em breve, a Orbia oferecerá uma ferramenta moderna para a comercialização de commodities de forma direta, ampliando o acesso ao mercado para produtores e originadores. O serviço vai permitir a mitigação de riscos de crédito para tradings e distribuidores e viabilizar que o produtor utilize sua produção como meio de pagamento.

Portfólio completo e integrado para o produtor

Segundo o último levantamento da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), apesar do plantio tardio, a expectativa é que a safra gaúcha atinja 35,4 milhões de toneladas de grãos produzidas - entre soja e milho - superando a última recorde da região em 2017.

Por isso, para auxiliar o produtor a atingir cada vez mais produtividade e superar os desafios de cada cultivo – entre clima, pragas, doenças e plantas daninhas -, a Bayer levará à Expodireto Cotrijal seu portfólio completo com soluções integradas voltadas a biotecnologias, híbridos, variedades, portfólio de proteção de cultivos e agricultura digital.

Biotecnologia Intacta 2 Xtend®

Os visitantes da Expodireto Cotrijal também poderão conhecer um espaço dedicado à apresentação da terceira geração de biotecnologia em soja desenvolvida pela Bayer, a Intacta 2 Xtend®, com previsão de lançamento comercial no Brasil para a safra 2021/22.

A tecnologia proporcionará maior proteção contra as principais lagartas da cultura da soja, expandindo seu escopo de defesa contra mais duas espécies relevantes (Helicoverpa armigera e Spodoptera cosmioides), somadas às quatro que já são alvo da atual tecnologia Intacta RR2 PRO®. A solução permite um controle mais amplo de plantas daninhas – já que além de ser tolerante ao herbicida glifosato, a soja com tecnologia Intacta 2 Xtend® também será tolerante ao dicamba, herbicida eficiente no controle de plantas daninhas de folhas largas como a buva, caruru, corda-de-viola e picão-preto.

Em uma sala especial, simulada como se fosse um silo, e por meio de projeções mapeadas em telões, os produtores farão uma imersão sobre como esta evolução da soja, a Intacta 2 Xtend®, aliada ao manejo inteligente, possibilitará o aumento de produtividade das lavouras.

Durante todo o evento a marca também levará palestras abertas ao público que serão realizadas no local, por experts do mercado, com temas como “Identificação de espécies de lagartas”, “Tecnologia de aplicação” e “Importância da manutenção de equipamentos”.

Fungicida Fox® Xpro

A Bayer apresentará um espaço dedicado ao fungicida Fox® Xpro, recomendado para a prevenção de doenças que causam danos às lavouras de soja, algodão, trigo e, a partir de 2020, com proteção ampliada para a cultura do milho. Neste ambiente, na feira, os visitantes poderão participar de uma ação de realidade virtual, que simula a cabine de um pulverizador, em que é possível entender os benefícios da aplicação do produto.

O Fox® Xpro possui três ingredientes ativos – Trifloxistrobina, Protioconazol e Bixafem, a nova carboxamida exclusiva da empresa –, que possibilitam ação tríplice em um complexo de doenças como ferrugem da soja, mancha alvo e mofo branco. A fórmula atua nas diferentes fases do ciclo de vida do fungo e proporciona mais sanidade das plantas. Dessa forma, a lavoura apresenta folhas mais sadias e verdes, o que poderá proporcionar maior potencial produtivo.

Nas 2.829 áreas com experimentação na safra 18/19 o resultado* foi de 80% de vitória com uma média de 3 sacas a mais por hectare. Após a interação, será possível tirar dúvidas com especialistas.

*Resultado obtido na safra 18/19 no comparativo Produto Bayer vs. Padrão do produtor. A Bayer não garante o ganho de produtividade com o uso do produto.

Agricultura digital

Os produtores também poderão saber mais sobre os benefícios da plataforma de agricultura digital da Bayer, Climate FieldView, que coleta e processa automaticamente dados de campo de forma simples e integrada, gerando mapas e relatórios em tempo real – tudo acessível por celular, tablet ou computador.

Para isso, a Climate FieldView preparou um espaço na Expodireto Cotrijal para que o agricultor tenha uma experiência real dos benefícios e funcionalidades da plataforma. Em alguns ambientes das marcas de sementes, os visitantes poderão saber também como o FieldView é capaz de fornecer informações que contribuem com decisões importantes para os agricultores da região.

No estande, os visitantes poderão interagir com um cubo holográfico, que mostra casos reais de agricultores que utilizam FieldView. Nesta atração, os agricultores podem enteder melhor todas as possibilidades e vantagens da ferramenta. No local, há também uma mesa interativa, em que é possível ver como a plataforma auxilia o produtor rural, gerando relatórios e provendo informações em diferentes momentos da safra – plantio, pulverização e colheita.

Variedades, híbridos e sementes para refúgio

Monsoy

Este ano, a Monsoy, que é líder de mercado na comercialização de soja, terá como destaque a M6410 IPRO, carro-chefe da marca, que apresenta alta performance em diferentes ambientes de produção (áreas super férteis e pouco férteis) e ampla janela de semeadura. A variedade tem uma boa arquitetura de planta, com excelente engalhamento e compensação.

Outra cultivar de soja que estará em exposição no Show Rural, é a M5838 IPRO, último lançamento do portfólio e já reconhecido por sua excelente arquitetura de planta, baixo índice de acamamento e alto teto produtivo. A tecnologia também apresenta sanidade radicular com resistência à fitóftora. Além disso, a Monsoy levará, a M5947 IPRO, que tem como diferencial o ciclo precoce e alto potencial produtivo. Esta planta tem excelente sanidade foliar e arquitetura de plantas, ótimo engalhamento e ampla adaptação geográfica.

As três variedades apresentadas possuem a tecnologia INTACTA RR2 PRO®, que protege a planta contra o ataque das principais lagartas da cultura da soja, além de ser tolerante ao herbicida glifosato.

Os produtores que visitarem o estande terão a oportunidade, ainda, de conhecer as cultivares específicas para o plantio de refúgio, importante técnica de Manejo Integrado de Pragas (MIP), que ajuda na proteção e nos cuidados dos benefícios proporcionados pela biotecnologia.

Vale destacar que os sojicultores que utilizam a marca contam com um canal exclusivo de atendimento online, o Disque Intacta (www.disqueintacta.com.br). O acesso ao portal é feito com login e senha e os usuários têm visibilidade de tudo o que precisam em um só lugar, como volume de entrega disponível, transferências e acompanhamento de todas as requisições abertas por eles, como o armazenamento de grãos na propriedade e volume de isenção adicional.

Agroeste

Durante a Expodireto Cotrijal, a Agroeste apresentará o seu portfólio completo de híbridos de milho e variedades de soja que atendem as diferentes necessidades de produção do agricultor gaúcho. Entre os híbridos da Agroeste disponíveis para a região, o destaque é o lançamento AS 1868 PRO3, que oferece qualidade, estabilidade e sanidade de planta.

Além da novidade, outros híbridos estarão disponíveis para o produtor em Não-Me-Toque (RS), entre eles: o milho super precoce AS 1666 PRO3, com elevado peso de grãos e alto teto produtivo, além do hiperprecoce AS 1677PRO3 que atende o produtor ao oferecer flexibilidade por seu rápido ciclo produtivo e sanidade.

Para a silagem, destaca-se o híbrido precoce de alto teto produtivo AS 1757 PRO3 apontado pela Fundação ABC como líder na produção da silagem no Brasil. Este híbrido apresenta qualidade bromatológica (ou seja, valor nutricional, energético, propriedades físicas e químicas ideal para o gado) e sanidade de planta.

Já conhecidas pelo produtor, as variedades de soja AS 3570 IPRO e AS 3590 IPRO estarão presentes mais uma vez na feira, reforçando os seus diferenciais já reconhecidos pelo produtor: AS 3570 IPRO oferece plantas com sanidade, estabilidade e elevada taxa 1000 grãos, enquanto a AS 3590 IPRO apresenta sanidade e proteção contra a fitóftora, problema que pode causar perdas significativas às lavouras de soja.

Dekalb®

Em 2020, a Dekalb destaca em seu estande, o encontro dos produtores do Projeto Construindo e Desafiando a Produtividade. A iniciativa colaborativa, que tem como premissa a troca de experiências sobre as melhores técnicas que geram resultados significativos nas lavouras de milho gaúchas, chega ao seu 4º ano com 44 produtores, somando quase 200 mil hectares no estado.

Durante os três anos de trabalho, por meio do investimento em técnicas produtivas, integração de tecnologias, além da troca de informações sobre as diferentes experiências vividas pelos agricultores, houve um ganho de 8% de produtividade no milho e 12% nas lavouras de soja do grupo. O projeto começou em 2017 com 13 agricultores e a expectativa é que no próximo ano chegue a 100 produtores e alcance 400 mil hectares.

Outro destaque da marca será o pré-lançamento do híbrido de milho, previsto para o segundo semestre, o DKB 360 PRO3. Este milho oferece ao produtor um alto teto produtivo, altas sanidades foliar e do colmo, e, especialmente para a região, alta tolerância ao complexo de enfezamento (cigarrinha).

Sementes Agroceres®

Um dos principais desafios da região de Não-Me-Toque (RS) na produção de milho é a incidência da lagarta Diabrotica speciosa (larva-alfinete), que pode causar perdas entre 20% a 30% na produtividade do cultivo, caso o manejo não seja feito da forma correta. Por isso, a Sementes Agroceres levará a Expodireto Cotrijal três híbridos que atendem às principais necessidades do produtor da região, especialmente nos desafios atuais da janela de plantio, que será tardio no Rio Grande do Sul este ano.

O destaque será o AG9025 PRO3®, líder de mercado na região, que tem superprecocidade e excelente estabilidade. Este híbrido é ideal para agricultores que buscam elevado peso de grãos e alto potencial produtivo.

A marca também levará o AG8780 PRO3®, adequado para abertura de plantio da safrinha,

cujas principais características são: alto teto produtivo, qualidade de grão e precocidade. Além disso, a Sementes Agroceres® apresentará, ainda, o AG9000 PRO3, que se destaca por ter um ciclo bastante rápido – possibilitando a antecipação da colheita e alta rentabilidade para o produtor.

Todos os híbridos possuem a tecnologia VT PRO3®, a primeira que auxilia na proteção da raiz do milho, evitando os ataques de lagartas como a Diabrotica speciosa e na proteção até da espiga contra os ataques de lagartas às partes aéreas da planta. Além disso, são tolerantes ao glifosato e proporcionam flexibilidade no manejo de plantas daninhas.

A Sementes Agroceres® também mostrará, pela primeira vez na feira, os resultados exclusivos de um diagnóstico de utilização de seus híbridos associados ao uso da plataforma Climate FieldView. Na análise de plantio lado a lado em 10 lavouras de milho, a ferramenta constatou que 90% delas apresentou uma produtividade maior que a de marcas concorrentes.

Refúgio Max®

A Bayer também levará ao evento sua marca de híbridos RefúgioMax®, primeira marca de sementes exclusiva para o plantio de refúgio de milho. Lançada em 2016, ela reforça a importância da adoção de refúgio para preservar os benefícios da tecnologia Bt, prática estimulada pela Bayer. Para isso, RefúgioMax® oferece sementes de milho não-Bt de alto potencial produtivo. São cinco híbridos destinados às diferentes regiões do Brasil, que proporcionam grande amplitude de plantio, visando longevidade das tecnologias Bt e sustentabilidade da atividade agrícola. A aquisição de sementes RefúgioMax® pode ser feita por meio de parceiros comerciais das marcas Dekalb®, Sementes Agroceres® e Agroeste.

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar pessoas apoiando-as para superar os maiores desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento populacional. Além disso, a companhia visa criar valor por meio da inovação e crescimento. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e a marca Bayer representa confiança, credibilidade e qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2018, com cerca de 117 mil colaboradores, obteve vendas de € 39,6 bilhões. Os investimentos totalizaram € 2,6 bilhões e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 5,2 bilhões. Para mais informações, acesse www.agro.bayer.com.br.

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Declarações prospectivas

Este comunicado pode conter declarações prospectivas baseadas nas previsões atuais da equipe executiva da Bayer. Diversos riscos, incertezas e outros fatores, conhecidos ou desconhecidos, podem gerar diferenças materiais entre os reais e futuros resultados, situações financeiras, desenvolvimentos e desempenhos da empresa e as estimativas apresentadas aqui. Esses fatores incluem aqueles discutidos nos relatórios públicos da Bayer, disponíveis no site da empresa: www.bayer.com. A companhia se isenta de qualquer responsabilidade pela atualização destas declarações prospectivas e pela precisão de eventos e desenvolvimentos futuros.