Produto biológico é um aliado do citricultor para proteger os pomares do cancro cítrico

Com uma estimativa de quebra da safra de laranja 2021/2022, o agricultor precisará redobrar a atenção para evitar a disseminação da bactéria causadora da doença.

São Paulo, agosto de 2021 - A última estimativa do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) já indica uma quebra da safra de laranja 2021/2022, prevendo uma redução de 9% na produção, comparada à temporada passada, com 267,87 milhões de caixas de 40,8 kg. Diante deste cenário, os citricultores precisam estar atentos ao manejo de pragas e doenças nas lavouras para evitar ainda mais perdas de produtividade, como a incidência do cancro cítrico (Xanthomonas citri).

 

"A doença pode causar desfolha dos pomares e provoca lesões nos frutos, que perdem a qualidade e podem cair de forma prematura", reforça Fábio Maia, gerente de Portfolio Frutas e Vegetais da Bayer. De acordo com a Fundecitrus, na safra 2020/2021, o cancro cítrico foi um dos principais responsáveis pelos danos de produtividade do cultivo, com perdas de mais de 1,27 milhão de caixas de laranja.

 

Os sintomas são visíveis nas folhas das árvores entre duas e cinco semanas após a infecção pela bactéria, com lesões escuras nas plantas. "Isso tudo compromete o desenvolvimento do cultivo, pois a perda de folhas afeta a área fotossintética da planta, o que dificulta a absorção de nutrientes e impacta a qualidade da produção. Sem o manejo adequado, a doença acaba influenciando a colheita e depreciando as frutas na hora da comercialização", completa Maia.

 

O controle começa na implantação do pomar com a compra de mudas certificadas, livres do patógeno e de variedades menos suscetíveis à doença. No entanto, se a lavoura já está implantada, o produtor não pode descuidar da inspeção, com um monitoramento constante das árvores para diagnosticar as lesões nas folhas, frutos e ramos.

 

"O objetivo principal do manejo é a proteção dos frutos, para isso, um conjunto de ações devem ser adotadas a fim de evitar o impacto da doença, como: o uso combinado de químicos e biológicos, que tem se mostrado uma excelente opção, além da implantação de quebra-ventos (barreira fixa para evitar a disseminação da bactéria), controle do inseto transmissor e plantio de variedades menos suscetíveis", diz o especialista.

 

Manejo biológico para cancro cítrico

Para ajudar o citricultor a lidar com este problema, a Bayer oferece soluções que permitem fazer um manejo inteligente do cancro cítrico, como fungicida bactericida microbiologico Serenade®.

 

A solução biológica possui múltiplos modos de ação. De maneira que, com a aplicação de Serenade®, os lipopeptídeos produzidos pelo Bacillus subtilis QST713 passam a atuar na membrana celular das estruturas reprodutivas da bactéria, provocando sua deformação e produzindo rupturas.

 

125 anos da Bayer no Brasil

A Bayer celebra, em 2021, 125 anos de Brasil. Chegou ao País em 1896, abrindo a primeira fábrica no Rio de Janeiro; Hoje, está presente em mais de 30 cidades, com 6.500 profissionais espalhados de norte a sul. O Brasil é o maior mercado da Bayer na América Latina e local de grandes descobertas na medicina, de novas tecnologias para o campo e de inovações que melhoram a qualidade de vida do brasileiro e contribuem para o desenvolvimento do país.

 

O Grupo está atento aos novos desafios da humanidade, cada vez mais coletivos e que não podem ser solucionados por atores isolados. Por isso, tem investido cada vez mais em modelos de negócios baseados em colaboração, por meio de suas três divisões e do seu primeiro hub de inovação aberta da América Latina, com parcerias relevantes para os negócios.

 

E para construir os próximos 125 anos, mais que fortalecer sua voz, a Bayer quer ampliar sua escuta e entender cada vez melhor as expectativas da sociedade e as necessidades dos clientes: seja o agricultor, o médico, o paciente, o consumidor - e a sua gente, cada vez mais plural e diversa; quer estreitar laços, alinhar expectativas, promover o diálogo, aproximar sua comunicação e construir os próximos passos da empresa junto ao público. Porque Você e Bayer: é bom. Para saber mais, acesse www.bayer.com.br

 

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