Novembro Azul: Bayer lança site e campanha para ajudar na conscientização sobre câncer de próstata

  • Site Bayer Para Homens promove conhecimento sobre saúde masculina e a importância do exame de toque como prevenção;
  • Para promover o site, a campanha “E aí, vai encarar? Encara de Frente”, provoca o público masculino a encarar o desafio de cuidar da saúde;
  • A campanha tem apoio do Instituto Lado a Lado pela vida, idealizador do Movimento Novembro Azul no Brasil.

São Paulo, outubro de 2021 - Você sabia que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens? E que cerca de 75% dos casos acontecem em homens com mais de 65 anos? A idade é o principal fator de risco para a doença, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA)1. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a saúde masculina não só durante o novembro azul, mas por todo o ano, a divisão farmacêutica da Bayer anuncia o lançamento do site “Bayer Para Homens”. O site lança a campanha “E aí, vai encarar? Encara de Frente”, para promover conscientização e incentivar os homens a encarar os desafios de cuidar da saúde, realizando acompanhamento médico e exames de rotina. A campanha é apoiada pelo Instituto Lado a Lado pela vida.

 

“Nós da Bayer estamos fortemente dispostos a ajudar os homens a se cuidarem melhor. Esta população precisa se preocupar com a saúde e entender a importância da prevenção e do autocuidado. Neste sentido, o site ‘Bayer para Homens’ apresenta conteúdos sobre temas diversos, mas principalmente sobre o câncer de próstata. Queremos levar informação confiável e que ajude a acabar de uma vez por todas com tabus que envolvem a saúde masculina.O exame digital da próstata, popularmente conhecido como exame de toque retal, ainda é alvo de preconceito e precisamos derrubar isso". comenta Rodolfo Ferreira, diretor da área de oncologia da divisão farmacêutica da Bayer. "A campanha ‘E ai, vai encarar? Encara de frente!’ tem foco no digital e em parcerias que fortalecem a mensagem sobre a saúde do homem. Vamos movimentar mídias digitais, veículos de comunicação tradicionais e influenciadores digitais”, completa

 

Para potencializar o alcance do público, a Bayer, em parceria com o site de notícias esportivas Lance!, vem promovendo debates com personagens-símbolos do esporte nacional. Em um bate-papo descontraído, eles compartilham informações sobre carreira e a importância dos cuidados com a saúde.

 

A campanha também promoverá ações no Grande Prêmio, site sobre automobilismo. Vale lembrar que a ação será potencializada porque o País sediará uma etapa do maior evento de automobilismo internacional, o GP do Brasil de Fórmula 1, dia 14 de novembro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

 

Além disso, haverá pela primeira vez uma parceria institucional entre a Bayer e a empresa de cosméticos Dr. JONES.

 

A estratégia é realizar ações de conscientização sobre saúde masculina. Portanto, neste novembro azul, o foco é não só o câncer de próstata, mas também estimular o público masculino a assumir a sua responsabilidade no cuidado à saúde e ajudá-lo a ter voz ativa no seu tratamento. Desta forma, o Bayer para Homens traz conteúdos como autocuidado, alimentação saudável, saúde mental e lazer. Entre as interatividades disponíveis no site, há o Placar da Saúde. A ferramenta apresenta um quiz que estimula os usuários a encararem de frente os cuidados básicos com a saúde e bem-estar.

 

“Já superamos muitos tabus sobre a saúde masculina, mas acreditamos que existe um público que ainda precisa ser alcançado. Por isso, ficamos muito honrados em contar com o reforço que a campanha ‘E aí, vai encarar? Encara de Frente’ traz para nossa causa, transmitindo uma mensagem de conscientização sobre o câncer de próstata e outras doenças. Entendemos que ‘ser homem’ hoje representa ter atitudes de autocuidado com ações de prevenção e busca por qualidade de vida”, esclareceu Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado e idealizadora da Campanha Novembro Azul, que em 2021 completa 10 anos.

 

Instituto Nacional de Câncer – Câncer de Próstata

 

Encara de Frente

De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para 2021, são estimados 65.840 novos casos de câncer de próstata, o que corresponde a 29,2% dos tumores no sexo masculino2. O cuidado com a saúde é fundamental já que a doença é silenciosa em seu estágio inicial. O problema é que ainda há bastante preconceito envolvendo o exame digital da próstata, uma etapa importante para o diagnóstico precoce do câncer. Além da idade, outros fatores de risco para a doença incluem: raça negra, histórico familiar, estilo de vida não saudável, sobrepreso e obesidade.

 

A detecção da doença em seu estágio inicial vem acompanhado de chances de cura na casa dos 90% se tratado de forma adequada. Especialistas alertam sobre a importância de procurar um urologista a partir dos 45-50 anos de idade e discutir a melhor estratégia para prevenção para cada paciente. Em caso de diagnóstico confirmado, a escolha do tratamento deve ser realizada de forma individualizada pelo profissional que acompanha o caso. E é importante que o paciente tenha um papel ativo neste processo decisório, manifestando seus objetivos de vida, encarando eventuais dificuldades ao longo do seu tratamento e buscando opções que impactem menos a sua qualidade de vida. A Bayer investe em inovação com foco não só em tratar o câncer, mas também em preservar a qualidade de vida.

 

Sobre saúde masculina

Líder na área de saúde masculina, a Bayer tem o compromisso de oferecer informações pautadas pela ciência para garantir saúde e qualidade de vida por meio de soluções inovadoras. Desta forma, a Bayer investe em tratamentos eficazes que, além de tratar, preservam a qualidade de vida do paciente. A divisão farmacêutica preza por projetos com foco e abordagem na pesquisa científica.

 

2  Instituto Nacional de Câncer – Estatísticas do câncer de próstata

 

125 anos da Bayer no Brasil

A Bayer celebra 125 anos de Brasil em 2021. Chegou ao País em 1896, abrindo a primeira fábrica no Rio de Janeiro. Hoje, está presente em mais de 30 cidades, com 6.500 profissionais espalhados de norte a sul. O Brasil é o maior mercado da Bayer na América Latina e local de grandes descobertas na medicina, de novas tecnologias para o campo e de inovações que melhoram a qualidade de vida do brasileiro e contribuem para o desenvolvimento do País.

 

O Grupo está atento aos novos desafios da humanidade, cada vez mais coletivos e que não podem ser solucionados por atores isolados. Por isso, tem investido em modelos de negócios baseados em colaboração, por meio de suas três divisões e do seu primeiro hub de inovação aberta da América Latina.

 

E para construir os próximos 125 anos, a Bayer quer ampliar sua escuta e entender cada vez melhor as expectativas da sociedade e as necessidades dos clientes: seja o agricultor, o médico, o paciente, o consumidor – e a sua gente, cada vez mais plural e diversa; quer estreitar laços, alinhar expectativas, promover o diálogo, aproximar sua comunicação e construir os próximos passos da empresa junto ao público. Porque Você e Bayer: é bom. Para saber mais, acesse www.bayer.com.br.

 

Informações à imprensa Bayer

Beatriz Sánchez - bsanchez@jeffreygroup.com
Jéssica Assis - jassis@jeffreygroup.com


Se você deseja relatar um evento adverso ou fazer uma queixa técnica relacionada a qualquer produto da Bayer S.A.,
por favor, contate o seu médico ou acesse: https://safetrack-public.bayer.com/.
Para obter mais informações sobre benefícios e riscos dos medicamentos acesse: http://pacientes.bayer.com.br/.
Acordo celebrado com o CADE – Saiba Mais: https://www.bayer.com.br/pt/sustentabilidade/acordo-de-controle-em-concentracoes-firmado-com-o-cade