Maior volume de chuvas e altas temperaturas favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Evitar água parada, manter garrafas de boca para baixo, entre outras medidas de prevenção, ajudam a reduzir casos de doenças como a dengue.

São Paulo, novembro de 2021 - No mês de novembro, ocorre o dia "D" de combate à dengue no Brasil. A campanha tem como objetivo conscientizar e informar a população sobre os riscos e formas de prevenir à doença, principalmente agora com a aproximação dos meses mais quentes e chuvosos, que aumentam o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya. Por isso, medidas de prevenção somadas às mudanças de hábitos são indispensáveis para conter a propagação do inseto.

 

De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, de janeiro a outubro deste ano foram registrados 485.517 casos prováveis de dengue no Brasil, com taxa de incidência de 227,6 casos por 100 mil habitantes. Apesar do número ser expressivo, houve uma redução de 47,3% em comparação com o mesmo período de 2020. Segundo dados da Fiocruz, esse cenário não diminui a atenção com a doença, pois há muitos casos de subnotificações, ou seja, pessoas com quadros leves de dengue que acabaram não procurando ajuda em hospitais, a fim de evitar exposição ao Coronavírus.

 

Como prevenir?

De acordo com o biólogo e gerente de Desenvolvimento de Produtos da unidade de Environmental Science da Bayer, Fernando Bernardini, alguns exemplos de iniciativas podem ajudar a conter a proliferação do mosquito e, consequentemente, reduzir as doenças transmitidas por ele. "O inseto entra nas casas quando encontra um ambiente propício, em que haja os chamados "4As": água, alimento, acesso e abrigo. Para evitar que isso ocorra, às vezes, é preciso mudar alguns hábitos", diz.

 

Para evitar a presença do mosquito nas residências, é importante adotar medidas como aparar os jardins e reduzir o volume dos arbustos, favorecendo a circulação de ar, e evitar locais com água parada e limpa. "A atenção deve ser reforçada àquele vasinho de planta que acabou de ser regado, manusear e descartar o lixo da forma correta vedando bem os sacos, manter garrafas de boca para baixo, calhas desentupidas, entre outras ações que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras", completa Claudio Teixeira, líder de Controle de Vetores na unidade de Environmental Science da Bayer no Brasil.

 

É muito importante permitir que o Agente de Endemias (devidamente identificado) faça a avaliação das residências, e quando necessário, aplique inseticida nas áreas onde frequentemente são encontrados Aedes aegypti. O inseto costuma repousar a até 1,5 m de altura nos ambientes sem exposição solar e frescos, como atrás de móveis, portas, cortinas, embaixo de mesa, entre outros.

 

Mais dicas e informações sobre o controle de pragas urbanas,clique aqui.

 

125 anos da Bayer no Brasil

A Bayer celebra, em 2021, 125 anos de Brasil. Chegou ao País em 1896, abrindo a primeira fábrica no Rio de Janeiro; Hoje, está presente em mais de 30 cidades, com 6.500 profissionais espalhados de norte a sul. O Brasil é o maior mercado da Bayer na América Latina e local de grandes descobertas na medicina, de novas tecnologias para o campo e de inovações que melhoram a qualidade de vida do brasileiro e contribuem para o desenvolvimento do país.

 

O Grupo está atento aos novos desafios da humanidade, cada vez mais coletivos e que não podem ser solucionados por atores isolados. Por isso, tem investido cada vez mais em modelos de negócios baseados em colaboração, por meio de suas três divisões e do seu primeiro hub de inovação aberta da América Latina, com parcerias relevantes para os negócios.

 

E para construir os próximos 125 anos, mais que fortalecer sua voz, a Bayer quer ampliar sua escuta e entender cada vez melhor as expectativas da sociedade e as necessidades dos clientes: seja o agricultor, o médico, o paciente, o consumidor - e a sua gente, cada vez mais plural e diversa; quer estreitar laços, alinhar expectativas, promover o diálogo, aproximar sua comunicação e construir os próximos passos da empresa junto ao público. Porque Você e Bayer: é bom.

 

Informações à imprensa Bayer

JeffreyGroup

agrobayer@jeffreygroup.com


Se você deseja relatar um evento adverso ou fazer uma queixa técnica relacionada a qualquer produto da Bayer S.A.,
por favor, contate o seu médico ou acesse: https://safetrack-public.bayer.com/.
Para obter mais informações sobre benefícios e riscos dos medicamentos acesse: http://pacientes.bayer.com.br/.
Acordo celebrado com o CADE – Saiba Mais: https://www.bayer.com.br/pt/sustentabilidade/acordo-de-controle-em-concentracoes-firmado-com-o-cade