Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Esclarecimento sobre Yasmin®

Esclarecimento importante

 

A Bayer, como empresa de pesquisa e inovação, tem um compromisso contínuo com pacientes e profissionais de saúde em tudo que diz respeito à eficácia e segurança de seus produtos. Assim, os perfis de segurança de todos os produtos são constantemente avaliados em todo o mundo. A companhia reafirma seu compromisso com a qualidade e a segurança de Yasmin® e mantém seu posicionamento de transparência na investigação minuciosa de relatos de efeitos adversos possivelmente relacionados a este produto.

 

A Comissão Europeia emitiu, em 16 de Janeiro de 2014, sua decisão final no processo de avaliação sobre contraceptivos hormonais combinados, respaldando o posicionamento da Bayer de que não existem novas evidências científicas que mudariam a avaliação positiva de benefício-risco de anticoncepcionais hormonais combinados. Os anticoncepcionais hormonais combinados Bayer registrados e incluídos no processo de avaliação da Comissão Européia são combinações de gestodeno etinilestradiol, drospirenona ou dienogeste assim como uma combinação de valerato de estradiol e dienogeste.

 

A decisão da Comissão Europeia seguiu as recomendações do Comitê de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) e do Comitê dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP), concluindo que os benefícios dos contraceptivos hormonais combinados na prevenção da gravidez não planejada continuam a superar os riscos e que a possibilidade de tromboembolismo venoso (TEV), associada ao uso de contraceptivos hormonais combinados é pequena.

 

Os contraceptivos orais combinados, entre eles o Yasmin®, estão entre os medicamentos mais sistematicamente estudados e amplamente utilizados disponíveis hoje. Yasmin® é eficaz e tem um perfil de segurança (benefício-risco) favorável, quando usado da forma indicada na bula aprovada pelas agências de saúde de cada país. O medicamento Yasmin® é aprovado por todos os grandes órgãos regulatórios mundiais, incluindo a ANVISA.

 

A Bayer colabora intensamente com os órgãos de saúde em todo o mundo, inclusive a ANVISA no Brasil em avaliações sobre o uso, benefícios e riscos de todos os seus produtos, incluindo Yasmin®. A empresa atualiza com freqüência os dados referentes aos seus produtos, a fim de proporcionar informações adicionais para mulheres e profissionais de saúde sobre fatores de risco associados, sinais e sintomas. Isso contribui para garantir que as mulheres possam tomar decisões fundamentadas sobre o seu método contraceptivo, em conjunto com o profissional de saúde.


Atenciosamente,
Bayer

 

 


Se você deseja relatar um evento adverso ou fazer uma queixa técnica relacionada a qualquer produto da Bayer S.A.,
por favor, contate o seu médico ou acesse: https://safetrack-public.bayer.com/.
Para obter mais informações sobre benefícios e riscos dos medicamentos acesse: http://pacientes.bayer.com.br/.