Bayer lança minissérie sobre o potencial do carbono na agricultura brasileira

Iniciativa visa mostrar como o setor tem o potencial de ajudar na solução das mudanças climáticas

São Paulo, julho de 2021 — Um movimento pioneiro na agricultura está conectando produtores rurais brasileiros, pesquisadores, startups e indústrias de diversos segmentos, formando um ecossistema que começa com o carbono presente no solo. Este é o tema da nova minissérie da Bayer, “Carbono: a evolução da agricultura sustentável”. A série,  que estará disponível no canal do YouTube da empresa, mostra, em quatro episódios, como o agro tem o potencial de ajudar na solução da crise climática, por meio da adoção de práticas agronômicas sustentáveis e o papel da iniciativa Carbono Bayer nesse contexto.

 

A evolução da agricultura

 

O primeiro capítulo da minissérie, “Aquecimento Global: o solo como solução”, destaca como a agricultura pode e deve, ao mesmo tempo, reduzir a emissão de gases para atmosfera, além de retirar e estocar parte desses gases no solo. “Queremos mostrar que o Brasil tem uma oportunidade enorme para se  protagonista  neste cenário global. Segundo a FAO, agência da ONU para Alimentação e Agricultura, o setor tem condições de neutralizar mais de 25% de todo o carbono que a humanidade emitiu nos últimos 25 anos”, comenta Fábio Passos, diretor do Negócio de Carbono da Bayer para a América Latina.

 

Os episódios contam com participações de produtores rurais de diferentes partes do Brasil e que fazem parte da iniciativa Carbono Bayer, além de instituições parceiras, como a Embrapa, Aprosoja/MS e ESALQ/USP, reforçando como a Bayer, com base em trabalho colaborativo, está construindo um ecossistema de carbono — viabilizando um modelo economicamente atrativo, no qual a sustentabilidade é indispensável e em que diferentes atores se conectam e criam soluções que vão além da cadeia agrícola.

 

 “Hoje, não podemos pensar em agricultor fora do espaço do consumidor. A descarbonização da atmosfera tem que ser um objetivo comum aos dois. Junto com a Bayer, nós, como agentes desta cadeia, temos que abraçar esta causa, porque é por aí que nós vamos fazer a sustentabilidade do agronegócio brasileiro ser reconhecida no mundo”, comenta Alysson Paolinelli, presidente executivo Abramilho e um dos participantes da série.

 

Com mais três vídeos, que serão lançados em agosto e setembro no canal do YouTube da Bayer, a inciativa abordará os temas: “Combinando ciência, conhecimento e cocriação”; “Digitalização: a chave para um novo mercado”; e “Sustentabilidade como modelo de negócio”.

 

Sobre o PRO Carbono

Recém lançado pela Bayer, o PRO Carbono, programa parte da iniciativa Carbono Bayer, é mais um passo da companhia rumo à construção de uma agricultura carbono neutro. A partir de programas como este, os agricultores podem ser recompensados não apenas pelo que e quanto produzem, mas também pela forma como produzem. Os participantes da iniciativa devem implementar práticas de manejo que possibilitem o aumento da retenção de carbono no solo e de produtividade. Em contrapartida, podem usufruir de benefícios como: análise de fertilidade e de carbono do solo, acesso a conteúdos e profissionais que são referência no tema e suporte de uma consultoria técnica.

 

Mais informações estão disponíveis no site do programa PRO Carbono.

 

 

125 anos da Bayer no Brasil

A Bayer celebra, em 2021, 125 anos de Brasil. Chegou ao País em 1896, abrindo a primeira fábrica no Rio de Janeiro; Hoje, está presente em mais de 30 cidades, com 6.500 profissionais espalhados de norte a sul. O Brasil é o maior mercado da Bayer na América Latina e local de grandes descobertas na medicina, de novas tecnologias para o campo e de inovações que melhoram a qualidade de vida do brasileiro e contribuem para o desenvolvimento do país. 

 

O Grupo está atento aos novos desafios da humanidade, cada vez mais coletivos e que não podem ser solucionados por atores isolados. Por isso, tem investido cada vez mais em modelos de negócios baseados em colaboração, por meio de suas três divisões e do seu primeiro hub de inovação aberta da América Latina, com parcerias relevantes para os negócios.  

 

E para construir os próximos 125 anos, mais que fortalecer sua voz, a Bayer quer ampliar sua escuta e entender cada vez melhor as expectativas da sociedade e as necessidades dos clientes: seja o agricultor, o médico, o paciente, o consumidor – e a sua gente, cada vez mais plural e diversa; quer estreitar laços, alinhar expectativas, promover o diálogo, aproximar sua comunicação e construir os próximos passos da empresa junto ao público. Porque Você e Bayer: é bom. Para saber mais, acesse www.bayer.com.br 

  

Declarações prospectivas

Este comunicado pode conter declarações prospectivas baseadas nas previsões atuais da equipe executiva da Bayer. Diversos riscos, incertezas e outros fatores, conhecidos ou desconhecidos, podem gerar diferenças materiais entre os reais e futuros resultados, situações financeiras, desenvolvimentos e desempenhos da empresa e as estimativas apresentadas aqui. Esses fatores incluem aqueles discutidos nos relatórios públicos da Bayer, disponíveis no site da empresa: www.bayer.com. A companhia se isenta de qualquer responsabilidade pela atualização destas declarações prospectivas e pela precisão de eventos e desenvolvimentos futuros. 

 

Informações à imprensa Bayer

JeffreyGroup 

agrobayer@jeffreygroup.com


Se você deseja relatar um evento adverso ou fazer uma queixa técnica relacionada a qualquer produto da Bayer S.A.,
por favor, contate o seu médico ou acesse: https://safetrack-public.bayer.com/.
Para obter mais informações sobre benefícios e riscos dos medicamentos acesse: http://pacientes.bayer.com.br/.
Acordo celebrado com o CADE – Saiba Mais: https://www.bayer.com.br/pt/sustentabilidade/acordo-de-controle-em-concentracoes-firmado-com-o-cade