Com crescimento de duplo dígito pelo segundo ano consecutivo, área de oncologia da Bayer no Brasil já responde por mais de 15% do faturamento da divisão farmacêutica no país

Desempenho do Brasil nas vendas da área é destaque dentre os principais mercados para a multinacional, e apresenta metas desafiadoras para este ano

Estima-se que, até 2030, haverá um aumento de 69% nos casos de câncer globalmente¹, dado que reforça a importância do investimento contínuo em tratamentos oncológicos. Com o avanço da medicina em tratamentos mais inovadores e com efeitos colaterais minimizados, como é o caso da quimio oral, os cânceres hoje podem ser manejados e os pacientes conseguem viver mais e melhor. Alinhada com esse número crescente, e com a ambição de contribuir ainda mais com a qualidade de vida dos pacientes com câncer no futuro, a Bayer definiu a meta de estar entre as dez maiores companhias oncológicas até 2030.

 

Neste sentido, o Brasil tem desempenhado um papel importante para a multinacional alcançar este objetivo, e, atualmente, marca presença na lista dos oito mercados mais relevantes para a empresa dentro do segmento oncológico no mundo, sendo o sexto país no ranking com maior faturamento, além de ter sido o que mais apresentou crescimento no último ano dentre esses oito mercados principais.

 

“Em 2023, a área de oncologia cresceu cerca de 40% no Brasil em comparação ao ano anterior, um resultado excepcional, principalmente quando olhamos os resultados dos outros países. Dentro do contexto da divisão farmacêutica no Brasil, essa foi a área terapêutica que mais cresceu”, destaca Erlon Mansur, Diretor Executivo da área terapêutica de Oncologia no Brasil. O bom desempenho vem em uma crescente desde 2022, quando a área também apresentou um crescimento de duplo dígito, algo que não acontecia há alguns anos. “Nossa expectativa é mantermos um crescimento de duplo dígito também neste ano, entrando, assim, para a lista dos Top 5 da Bayer mundialmente”, enfatiza Erlon.

 

Todos os cinco medicamentos do portfólio de oncologia no país apresentaram crescimento no último ano, mas, dentre os que mais contribuíram com esses resultados, a darolutamida – tratamento de câncer de próstata e que já conta com duas indicações de uso aprovadas em alguns países, incluindo o Brasil -, vem sendo a menina dos olhos da empresa. “As vendas de darolutamida apresentaram um crescimento de 140% em relação a 2022, sendo responsável por 30% das vendas da área de oncologia em 2023. Com essa crescente de resultados positivos, nossa meta é dobrarmos as vendas do medicamento, que este ano ocupará a terceira posição no portfólio da divisão farmacêutica aqui no Brasil”, afirma o executivo.

 

Capaz de reduzir o risco de morte do paciente em 32%², e com mínimo impacto na qualidade de vida, sem aumento substancial nas reações adversas³ e interações medicamentosas4, darolutamida tem potencial para se tornar o padrão de tratamento em diferentes estágios do câncer de próstata. Desde o seu lançamento, mais de 30 mil pacientes em todo o mundo já foram tratados com o medicamento, incluindo também o uso para uma segunda indicação da molécula, focada no tratamento metastático. “Aqui temos um exemplo claro do nosso esforço em ampliar o acesso às novas terapias. No Brasil, por exemplo, as duas indicações da darolutamida já estão incorporadas no rol da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), o que significa que todos os pacientes com plano de saúde podem utilizar o medicamento de maneira gratuita, em havendo indicação médica”, destaca Erlon.

 

Oncologia: rumo ao topo

Atualmente, estão em operação três programas de desenvolvimento clínico de Fase III para novas indicações de darolutamida: ARANOTE, ARASTEP e (DASL-HiCaP). Na Bayer, boa parte do pipeline é de oncologia (a cada 100 moléculas estudadas, 50 são para câncer), e, pensando em trazer inovações para as mais diferentes fases do câncer de próstata, a empresa conta com um robusto programa de desenvolvimento clínico para produtos que já estão no mercado, como é o caso de darolutamida. “Para este ano, ainda neste primeiro semestre, a expectativa é de que tenhamos os resultados preliminares do estudo ARANOTE, nova indicação de darolutamida para o tratamento do câncer de próstata metastático hormônio-sensível em terapia dupla”, afirma Erlon.

 

A indicação já conta com uma aprovação pela Anvisa, contudo, apenas para pacientes em terapia tripla. “De todos os pacientes com câncer de próstata, cerca de 40% são metastático hormônio-sensível (CPHS-m), fase em que o paciente ainda é sensível à castração (tratamento hormonal). Desses 40%, cerca de 80% a 90% são tratados em terapia dupla, ou seja, seria essa a parcela de pacientes se beneficiaria com essa nova indicação”, explica o executivo.

 

Apostas na medicina de alta precisão contra o câncer

Em 2022, o Grupo Bayer, que inclui três divisões de negócios - Farmacêutica, Crop Science e Consumer Health - investiu € 6,6 bilhões em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), 20% a mais do que no ano anterior. Globalmente, a multinacional emprega mais de 16 mil pessoas nesta área, o que representa 16% do total de colaboradores da empresa.

 

A divisão farmacêutica representou mais da metade dos investimentos da empresa em P&D, com € 4 bilhões em 2022, e cerca de 50% dos colaboradores nesta área são dedicados a este mercado (7.900 pessoas).

 

Outro exemplo dos esforços da Bayer em trazer mais inovação ao setor é o Boston-Cambridge Innovation Campus (BRIC), que contou com um aporte de US$140 milhões para a construção do campus, inaugurado em 2022 e voltado para a realização de pesquisas em oncologia molecular e de precisão para o desenvolvimento de novas terapias contra o câncer. O novo centro de pesquisas visa fortalecer a colaboração entre as equipes de P&D, suas subsidiárias e parceiros externos, que incluem as mentes mais brilhantes na área científica que estão localizadas em Cambridge, assim como das principais universidades dos Estados Unidos, como Harvard e MIT.

 

Com o lançamento do BRIC, a Bayer está presente, agora, nos quatro maiores polos de biotecnologia dos Estados Unidos: Boston, San Francisco, San Diego e Carolina do Norte (Research Triangle Park).

 

Referências

1BMJ, Global cancer cases and deaths are set to rise by 70% in next 20 years. 2010;340 doi: https://doi.org/10.1136/bmj.c3041. Acessado em maio de 2023.

2Smith MR, Hussain M, Saad F, etal; Darolutamide and survival in metastatic, hormone-sensitive prostate cancer. N Engl J Med. 2022;386(12):1132-1142.

3GLOBOCAN. Estimated Cancer Incidence, Mortality and Prevalence Worldwide in 2020. All Cancers (excluding non-melanoma skin cancer). https://gco.iarc.fr/today/data/factsheets/cancers/40-All-cancers-excluding- non-melanoma-skin-cancer-fact-sheet.pdf. Acessado em maio de 2023.

4 Smith MR, Hussain M, Saad F, etal; Darolutamide and survival in metastatic, hormone-sensitive prostate cancer. N Engl J Med. 2022;386(12):1132-1142. Fuzazi K, Shore N, Tammela TL, et al. Nonmetastatic, castration-resistant prostate cancer and survival with darolutamide. N Engl J Med. 2020;383(11):1040-1049.

5 https://www.uptodate.com/drug-interactions, acessado em 23 de junho de 2023.

 

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil é a terceira maior operação da companhia no mundo.

 

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