Balanço Social Bayer Brasil

Gestão Sustentável de Processos Internos

Nos últimos anos a Bayer tem intensificado a sua gestão de melhoria dos processos em busca de maior eficiência e satisfação do cliente. Conheça alguns projetos de destaque nos últimos dois anos:

 

Compliance - Conformidade Corporativa

Nossas atividades contam com uma ampla variedade de regulamentações legais e normas estatutárias. Isso torna a Conformidade Corporativa um tópico particularmente importante para nós, que significa agir com integridade, observando o aspecto legal e ético a todo o momento. Conformidade Corporativa não é um conceito abstrato, mas sim um código de conduta que pode ser aplicado e é válido para os colaboradores em todos os níveis, em todos os modelos de negócios e unidades da Bayer no mundo. Seguir nossos princípios é essencial para manter o orgulho de trabalhar na Bayer, além de ser a única forma de conquistar a confiança da sociedade nas nossas atividades de negócio e alcançar um aumento considerável no valor corporativo. Recusamos qualquer negócio que só seja possível a partir da violação de leis ou regras da empresa. Nenhum líder pode emitir qualquer instrução que seja contrária a essa prática. Nossa Política de Conformidade Corporativa está estruturada para mostrar como agir em conformidade com as regras. Ela está baseada em princípios comprovados que sempre foram as diretrizes das nossas atividades: especialidade, igualdade e confiabilidade.

 

Em 2014 a Bayer lançou um projeto global, o ICM – Integrated Compliance Management, o qual os especialistas de Compliance e as áreas de negócios cooperam para evitar possíveis violações de normas e leis. Até meados de 2015, estes profissionais atuarão em conjunto na revisão de processos e na conscientização do público interno, com o objetivo de garantir que os colaboradores e os negócios estejam protegidos contra violações de conformidade. O ICM está sendo introduzido nos países em nove módulos. Com base nos pacotes de trabalho, as equipes de projetos locais, formada por representantes das divisões de negócios e responsáveis por Compliance, avaliam a situação atual das áreas de riscos em seus países. Alguns processos internos podem ser alterados quando se considerar necessário a fim de evitar riscos de conformidade no futuro. A conscientização é peça-chave no ICM. Para garantir que os colaboradores estejam informados sobre os requisitos de Compliance relevantes para suas atividades, são oferecidos treinamentos on-line e, no caso de colaboradores em atividades-chave, também presenciais.

 

Código de Conduta dos Fornecedores

A empresa possui o Código de Conduta dos Fornecedores, que estabelece padrões mínimos relativos à ética, direitos humanos, sustentabilidade e qualidade dos fornecedores; e assegura que os fornecedores conheçam e sigam os valores pregados pela empresa. A Bayer prioriza a contratação de fornecedores que comprovadamente tinham boa conduta socioambiental e periodicamente realiza auditorias de natureza técnica e qualificação referente aos materiais produtivos utilizados na manufatura dos produtos da empresa, considerando aspectos socioambientais e de boas práticas.

 

Otimização de Processos Order to Cash

Em 2013 a Bayer iniciou o projeto Order to Cash com o objetivo de otimizar os processos operacionais e administrativos e implementar um processo de gestão de mudança construído sobre melhoria contínua, criando sinergias com foco na satisfação do cliente. A ideia é entregar os produtos da área de HealthCare de forma mais rápida e com mais confiabilidade, o que atualmente é um desafio não só para a Bayer, mas para todo o mercado farmacêutico no Brasil, por conta das dimensões continentais e legislações.

 

Central de Informações P2P

A Central de Informações P2P (em inglês Purchase to Pay), criada também em 2013, foi liderada pela área de Contabilidade com o objetivo de melhorar o processo de pagamentos da Bayer, que envolve desde a criação da requisição do serviço ou material comprado/contratado até o pagamento do fornecedor, gerando mais agilidade e eficiência em todo o processo.

 

SIMPLIFIQUE!

O SIMPLIFIQUE!, iniciativa global da Bayer que também é foco no Brasil, é uma cultura implantada em 2013 que visa a redução da complexidade no ambiente de trabalho: atitudes do dia a dia a favor de um fluxo de trabalho mais simples. A iniciativa engaja e desperta a proatividade dos colaboradores em relação à simplificação de processos, sistemas e rotina de trabalho nos mais diversos setores.

 

Medical Information

Responsável por buscar respostas científicas para solicitações médicas que chegam à Bayer por meio da Força de Vendas e do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), a área de Medical Information da Bayer HealthCare comemora resultados promissores após a implementação de um novo sistema global: o Information Request Management System (IRMS). Antes do sistema, as respostas dos questionamentos recebidos através da Força de Vendas ou do SAC seguiam via correio em um envelope lacrado para o médico. Com o novo software IRMS, o médico e o consultor ou representante de vendas agora recebem a resposta por e-mail, o que garante um grande ganho de tempo e reduz o processo em até cinco vezes.
Em 2013, 90% das solicitações eram respondidas via carta e apenas 10% por e-mail. O sistema foi implementado a partir de abril de 2014 e já é observada uma enorme inversão. Agora, 70% das respostas são enviadas ao solicitante via e-mail e apenas 30% por carta. A resposta digital trouxe um ganho de tempo de 60%. Além de mais eficiente, o sistema armazena todos os dados de cada solicitação e gera relatórios para gerenciamento.  A ferramenta também representa economia em gastos em papéis e correio, trazendo uma postura mais sustentável.

 

Associação de Pacientes

A Bayer atua junto às associações de pacientes para entender as necessidades das partes interessadas envolvidas, considerando o portfólio de produtos farmacêuticos da empresa. Cerca de 25 associações de pacientes foram impactadas ao longo de um ano.

Para aproximar os colaboradores da Bayer das associações, em 2014 a Bayer promoveu o Desafio de Combate ao Câncer. No dia 7 de abril, os colaboradores da Bayer no Brasil receberam uma missão: eles teriam dez dias para fazer dois mil origamis de tsurus para serem revertidos em doação para pacientes em tratamento. Ao todo, 13.519 tsurus foram produzidos e quanto instituições foram beneficiadas com a quantia de 2 mil dólares cada. Para motivar a participação, oficinas de origamis foram realizadas nos sites Socorro, Cancioneiro e Belford Roxo.

 

Capacitação Técnica de Parceiros

O principal objetivo do programa é capacitar os centros de distribuição e pontos de vendas para ampliar o conhecimento sobre os nossos produtos farmacêuticos em relação ao uso adequado e benefícios, bem como suas contraindicações. O treinamento é realizado pela equipe de varejo, com cerca de 80 profissionais. Foram realizados mais de 4 mil treinamentos para cerca de 52 mil pessoas, considerando que são realizados 1.400 treinamentos/ano, para aproximadamente 17 mil pessoas.

 

Farmacovigilância

O Brasil é um dos quatro centros de Farmacovigilância do grupo Bayer no mundo, composto por 150 profissionais brasileiros responsáveis por mais de 50% do fluxo de trabalho global. É o maior centro de Farmacovigilância do Brasil e da América Latina. O centro brasileiro se tornou uma plataforma global da empresa para supervisão das informações científicas dos medicamentos.