Nova solução da Bayer para manejo de nematoides aumentou em até 10% a produtividade da cana planta

Verango® Prime traz um ingrediente ativo inédito e de amplo espectro para manejo de nematoides no Brasil

São Paulo, janeiro de 2022 - Após anos de desenvolvimento com dezenas de ensaios experimentais e áreas demonstrativas em canaviais nas regiões do Centro-Sul e Nordeste, a Bayer lança o nematicida Verango® Prime para o controle efetivo e de longa duração de nematoides na cana-de-açúcar. O produto apresentou resultados expressivos em controle e produção nas lavouras comerciais com venda assistida, representando um incremento de 10% na produtividade média do cultivo, no comparativo com o tratamento padrão do produtor.

 

Segundo a pesquisadora do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), Leila Dinardo-Miranda, 60% dos canaviais brasileiros são afetados por nematoides. “O parasita não é facilmente perceptível durante o desenvolvimento da lavoura, mas as irregularidades da cultura podem indicar a presença da praga. A alta incidência proporciona a redução da longevidade do cultivo, obrigando a renovação precoce do canavial”, reforça.

 

Entre as quatro espécies que atacam a cana-de-açúcar, a mais comum é a das lesões radiculares (Pratylenchus zeae). “As perdas de produtividade com a praga podem chegar em 50% na cana-planta e 20% na cana-soca”, ressalta a especialista.

 

Para Paulo Donadoni, Líder de Desenvolvimento de Mercado Cana para a Bayer na região América Latina, o Verango Prime possibilitará às plantas de cana, cultivadas em áreas infestadas por nematoides, proteção contra estes organismos que reduzem o desenvolvimento radicular e impactam o potencial de produção de toda a lavoura canavieira. “Estas pragas estão presentes em diferentes tipos de solos com aptidão agrícola e a cana está em sua maioria cultivada em áreas com solos mais arenosos, geralmente com baixa teor de matéria orgânica, considerados de baixa fertilidade. Esta combinação de fatores provoca o aumento da interferência dos nematoides na produção do cultivo”, destaca, Paulo.

 

Diversas estratégias podem ser empregadas no manejo das áreas infestadas, como adubação e calagem adequadas, o uso de matéria orgânica no plantio e rotação de culturas. “Estas medidas ajudam na qualidade do solo e fazem com que a planta resista mais ao ataque destes parasitas, porém os nematicidas químicos ou biológicos são imprescindíveis para o manejo dos canaviais e devem ser utilizados tanto no plantio como nas soqueiras”, completa Leila.

 

Neste cenário, o lançamento da Bayer, Verango® Prime, auxiliará o produtor no manejo efetivo contra o principal nematoide presente nas áreas cultivadas com cana-de-açúcar no país. “Ocorre a morte e não repelência do nematoide logo após a molécula do Fluopiram (ingrediente ativo do produto) entrar em contato com o parasita e, além disto, tem controle prolongado, protegendo a cana planta por mais tempo que as outras opções atuais disponíveis ao produtor. A redução substancial das populações infestantes pelo Verango® Prime melhora a proteção nematicida adotada e favorece o incremento em produtividade”, conclui Paulo.

 

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para ajudar o desenvolvimento do planeta e das pessoas, apoiando os esforços para enfrentar os grandes desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento populacional no mundo. A Bayer se compromete a impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo a partir de seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo visa a aumentar seu poder de ganho e criar valor por meio da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2020, o Grupo contou com cerca de 100 mil colaboradores e obteve vendas de € 41,4 bilhões. As despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 4,9 bilhões. Para mais informações, acesse www.bayer.com.

 

Declarações prospectivas

Este comunicado pode conter declarações prospectivas baseadas nas previsões atuais da equipe executiva da Bayer. Diversos riscos, incertezas e outros fatores, conhecidos ou desconhecidos, podem gerar diferenças materiais entre os reais e futuros resultados, situações financeiras, desenvolvimentos e desempenhos da empresa e as estimativas apresentadas aqui. Esses fatores incluem aqueles discutidos nos relatórios públicos da Bayer, disponíveis no site da empresa: www.bayer.com. A companhia se isenta de qualquer responsabilidade pela atualização destas declarações prospectivas e pela precisão de eventos e desenvolvimentos futuros.

 

Informações à imprensa Bayer

JeffreyGroup

agrobayer@jeffreygroup.com


Se você deseja relatar um evento adverso ou fazer uma queixa técnica relacionada a qualquer produto da Bayer S.A.,
por favor, contate o seu médico ou acesse: https://safetrack-public.bayer.com/.
Para obter mais informações sobre benefícios e riscos dos medicamentos acesse: http://pacientes.bayer.com.br/.
Acordo celebrado com o CADE – Saiba Mais: https://www.bayer.com.br/pt/sustentabilidade/acordo-de-controle-em-concentracoes-firmado-com-o-cade