SAÚDE

Novembro Azul conscientiza sobre saúde masculina

A doença, que pode registrar 65 mil novos casos em 2021, tem taxa de cura acima dos 90%, quando diagnosticada precocemente.

Os homens precisam investir mais em autocuidado, sem terem receio ou vergonha de buscar apoio especializado para valorizar a própria saúde e seu bem-estar. Esse lembrete fica ainda mais evidente no mês de novembro, marcado pelo Dia Mundial do Câncer de Próstata, em 17/11, data que inspira o movimento Novembro Azul.

 

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), estimam-se 65 mil novos casos de câncer de próstata em 20211. Quando ele é diagnosticado em fase avançada (doença disseminada pelo corpo), somente 30% dos pacientes estarão vivos em cinco anos. Por outro lado, quando é diagnosticado na sua forma precoce (localizada), 100% dos pacientes estarão vivos em cinco anos. Dessa forma, é fundamental diagnosticar a doença em estágio inicial2.

 

No entanto, o grande problema do câncer de próstata é que ele avança de forma "silenciosa". A doença gera sintomas quando já está em fase avançada, tais quais presença de sangue na urina ou no sêmen, redução ou interrupção do fluxo urinário, micção frequente, dores no quadril, costas e em outras regiões do corpo quando a doença se dissemina3.

 

Saúde masculina

A campanha Novembro Azul completa uma década em 2021 no Brasil. A iniciativa visa alertar sobre a importância da prevenção da doença, uma vez que um a cada sete homens vai desenvolver o câncer de próstata.

 

Infelizmente, boa parte da população masculina negligencia os cuidados com a saúde. No Brasil, seis em cada dez homens só procuram um médico quando apresentam algum sintoma insuportável, segundo uma pesquisa do Instituto Lado a Lado pela Vida, que entrevistou 1.800 homens no Brasil, na Argentina, na Colômbia e no México4.

 

Isso ocorre principalmente porque a saúde masculina ainda enfrenta tabus. O exame de toque retal, por exemplo, infelizmente ainda pode ser alvo de piadas nas rodas de conversas masculinas. É preciso descontruir quaisquer preconceitos e ressaltar a importância dos cuidados com a saúde.

 

O exame de toque é indolor e muito rápido, sendo realizado em cerca de 10 segundos. E o toque retal é eficaz para identificar o aumento no tamanho da próstata (hiperplasia) e inflamação (prostatite), e para sinalizar a suspeita de um câncer de próstata, cuja suspeita diagnóstica pode ser corroborada pelo exame de sangue (PSA)5.

 

“Pessoas do sexo masculino com mais de 50 anos precisam procurar urologista. Se tiver antecedente familiar referente a câncer de próstata, acelera a ida para os 45 anos. O diagnóstico precoce faz com que o tratamento seja mais eficiente e a chance de cura seja muito maior”6, afirmou o Dr. Fernando Gomes, médico neurologista, em notícia da CNN.

 

Também é importante saber que existem fatores de risco que colaboram para o desenvolvimento do câncer de próstata, como ter idade acima de 50 anos, histórico familiar, sobrepeso, obesidade, tabagismo e até mesmo a raça. O câncer de próstata ocorre com maior frequência em homens com ascendência africana e caribenha7. Leia também: Combate ao racismo nas consultas médicas pode salvar vidas.

Conscientização é fundamental

A Bayer participa do movimento Novembro Azul, lançando a campanha “E aí, vai encarar? Encara de Frente”. A iniciativa vai engajar parceiros da empresa, veículos de comunicação e influenciadores digitais, para conscientizar sobre a saúde do homem.

 

Haverá debates e ações em parceria com o site de notícias esportivas Lance! e com o site de automobilismo Grande Prêmio. Além disso, foi firmada uma parceria institucional entre a Bayer e a empresa de cosméticos masculinos Dr. JONES.

 

A campanha também contempla o lançamento do site Bayer Para Homens, que trata sobre saúde masculina de forma abrangente, oferecendo informações sobre doenças, tratamentos, hábitos saudáveis, saúde mental e lazer. Entre os destaques, o site conta com o questionário “Placar da Saúde”, uma ferramenta criada para avaliar os hábitos dos usuários e dar orientações de saúde.

 

“O site Bayer Para Homens apresenta conteúdos sobre temas diversos, mas principalmente sobre o câncer de próstata, com o objetivo de levar informação confiável e ajudar os homens a se cuidarem melhor”, afirma Rodolfo Ferreira, diretor da área de oncologia da divisão farmacêutica da Bayer.