CARREIRAS

Trilhando um propósito!

Sempre me considerei uma pessoa sonhadora, criativa e que busca um mundo mais justo e diverso.

Iniciei minha trajetória profissional com 17 anos em uma grande loja de departamento, e meu maior desafio era oferecer os famosos cartões de lojas. Foram exigidos de mim uma boa comunicação, poder de argumentação e resiliência, para lidar com a área comercial e com metas diárias. O que achei dessa primeira experiência? Sensacional! Dessa forma, descobri que os desafios me impulsionam. Amava me comunicar e percebi que, por meio de uma relação mais humana, não somente focada na venda, eu conseguia me aproximar de cada cliente que abordava.

 

Trilhando um propósito

 

Segui minha trajetória no comércio por seis anos, e buscava sempre quebrar esse muro entre clientes e vendedora. Ao trazer um lado mais pessoal em minha aproximação, percebi que eles sempre voltavam – ou ao menos passavam na loja para me dar um “oi” e saber como estou. Assim, eles se abriam e eu me sentia fazendo a diferença no dia de cada um!

 

Nunca deixei o cansaço, problemas externos, o desafio de trabalhar de segunda a segunda interferirem no meu contato humano. Acreditava que todos mereciam a minha melhor versão! Com essa experiência, entendi o que eu gostava e queria continuar fazendo: me comunicar e fazer a diferença na vida das pessoas.

 

Estimulada pela minha irmã, resolvi iniciar minha jornada na universidade, e comecei os estudos no curso de Publicidade e Propaganda. Trabalhei em uma grande emissora de TV e era muito boa no que eu fazia, mas parecia que algo estava faltando. Eu queria fazer a diferença no mundo de alguma forma mais concreta.

 

Então, iniciei o curso de Gestão de Recursos Humanos, incentivada por uma amiga que trabalhava na área, enxergando em RH uma oportunidade de tornar o mundo corporativo mais inclusivo e humano. Eu já não era tão jovem quando fiz a transição de carreira, mas não pensei duas vezes. Queria algo mais, me sentir completa, e foi a melhor decisão que tomei! Desde então, venho trabalhando intensamente todo dia para evidenciar o potencial de cada um – que vai muito além do currículo, da faculdade em que estudou e dos idiomas que fala.

 

Em 2019, após ter me tornado mãe, recebi a ligação para realizar uma entrevista na Bayer! Imagina só a minha ansiedade para ser entrevistada: uma oportunidade em uma grande companhia, e com meu filho de apenas sete meses. Eu sabia que, para muitas empresas, isso pode ser visto como um empecilho na hora da contratação, e fui mesmo assim, decidida. E, para minha felicidade, fui aprovada!

 

A Bayer me permite realizar o sonho que sempre tive, pois além da vontade de fazer a diferença, é fundamental trabalhar em um ambiente que impulsione a diversidade e o olhar para o potencial de cada pessoa. Conseguimos conectar as principais competências para as posições e programas atrelados ao LIFE (Liderança, Integridade, Flexibilidade e Eficiência), com valores que norteiam nossa organização. Hoje, trabalho com os programas de seleção na Bayer e coleciono lindas histórias de candidatos talentosíssimos!

Renata PrestesRenata Prestes se formou em Gestão de Recursos Humanos. Encontra-se na área de Talent Acquisition da Bayer, liderando processos seletivos e prestando suporte em Relações com Universidades e Onboarding.

Tags: diferença na vida das pessoas, comunicação, jornada acadêmica e sonhadora.