PLURAL

O tempo, a cota e uma nova perspectiva de carreira

Por meio da Lei Brasileira de Inclusão para pessoas com deficiência, pude desenvolver múltiplas habilidades até então desconhecidas na minha realidade não-linear

Durante a pandemia, pude refletir profundamente sobre mim, o universo e sobre a não-linearidade da vida e do tempo, objeto da música de Caetano que me vem à mente na voz da múltipla Maria Gadu:

 

“De modo que o meu espírito/Ganhe um brilho definido/Tempo, tempo/E eu espalhe benefícios, O que usaremos pra isso/Fica guardado em sigilo.”

 

Meu tempo traçado como dentista: consultório, prefeitura, filha e vida seguindo. Em 2005, uma surpresa: câncer no braço e amputação. Tempo para descascar, curar e redescobrir.

 

Ingressei na Bayer em 2007 pelo sistema de cotas previsto por uma lei que possibilitou minha mudança de carreira. Pude conhecer pessoas diversas, além de perspectivas plurais de vida e de jornada profissional. Essa é a Lei Brasileira de Inclusão, que foi promulgada mal delineada em 1991, revisada em 2004 e incompleta aos 30 anos (2021).

 

Ter uma identidade, o pertencimento, trazem empoderamento. Me desenvolvi na Bayer e protagonizo minha história, grata ao tempo por me ofertar caminhos no sentido literal: treinamentos na Colômbia e Alemanha, competições no Japão e Taiwan; e abstrato: “quem sou neste mundão PcD”.

 

Atualmente, lidero a área de Informações Médicas da Pharma, em que oferecemos suporte científico a profissionais de saúde por meio de respostas médicas, materiais científicos e atendimento em congressos. Neste tempo não-linear, desenvolvi também outras habilidades: a natação paralímpica e o nado artístico adaptado, que me levou ao Japão e a Taiwan com patrocínio da Bayer. Realidade não prevista no tempo como dentista.

 

O “mundão PcD” me acolheu com grandes amizades e pessoas inspiradoras. Compartilho minha experiência de que a deficiência é uma característica, e não um impeditivo de ter um bom tempo.

 

Faço parte do grupo de afinidade ENABLE – Habilidades Diversas, e lidero o pilar de Desenvolvimento de Carreira: apoiamos e sustentamos ações de protagonismo e visibilidade junto à liderança, além de treinamentos técnicos junto aos colegas PcD. Um trabalho encantador que me motiva no dia a dia e demonstra que o tempo sopra a favor dos que são não somente resilientes, mas antifrágeis, e que transformam sua realidade mediante ao inesperado. Como eu disse no começo, a vida é não-linear.

Suzete Yazaki Yamashiro Suzete Yazaki Yamashiro é Coordenadora de Informações Médicas na Pharma. Na Bayer desde 2007. Mãe da humana Stella e da canina Pink. Apaixonada por pessoas, água, séries e livros. Geração X encantada pelos Millenials, Y e tals.