CARREIRAS

Deu match! Entenda a “ciência” por trás do match entre candidatos e empresas

Encontrar uma empresa ideal tem sido cada vez mais um norteador para alcançar a tão sonhada satisfação e sucesso profissional.

Não é de hoje que vemos muitos profissionais ingressando no mercado de trabalho em busca da empresa e do emprego perfeitos. Mas essa expectativa não está alinhada ao mundo corporativo, no qual há imprevistos ou mesmo problemas, sejam eles de gestão ou operacionais.

 

candidatos-empresas-match.jpg

 

Mas e aí, como encontrar a empresa ideal para você?

 

Atualmente, vemos que as pessoas buscam mais que apenas remuneração, querem ter propósito no que fazem, querem deixar um legado. Isso implica em encontrar paixão e prazer no trabalho, e aqui mora um grande dilema, pois não existe um trabalho que seja só legal. Neste caminho, você encontrará desafios e obstáculos que o transformará em pessoa e profissional melhores.

 

Então não existe um lugar perfeito? Existe sim, para as pessoas que se dispõem a fazer do seu local de trabalho um lugar melhor. Como usar sua criatividade e suas fortalezas para transformar essa realidade em algo diferente? É aqui que entra uma característica que faz toda a diferença no mundo atualmente: o protagonismo de carreira.

 

Esse protagonismo é muito importante, tanto na hora de escolher uma empresa quanto nas decisões de carreira que você terá. Na verdade, cada um reage de uma forma às mesmas variáveis. É a atitude que faz a diferença, ou seja, mantenha um plano de ação para concretizar seus objetivos, permitindo fazer as alterações necessárias.

 

Atualmente, existem diversos canais para encontrar informações das empresas e quais são as principais fortalezas ou pontos de atenção enquanto uma marca empregadora. Ou seja, como ela é percebida por seus colaboradores, quem são as pessoas que têm mais propriedade para transmitir a realidade que encontram no dia a dia.

 

O que levar em consideração nessa hora?

 

O primeiro ponto é o autoconhecimento. Você precisa ter uma definição clara de suas preferências. Por exemplo: o que te motiva? O que te frustra? Como é seu estilo de trabalho?

 

Depois desse exercício concluído, entenda quais seriam as características da empresa ideal. Com qual cultura você se identifica? Qual o modelo de negócio? Quais as oportunidades de carreira? Essa empresa valoriza equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

 

E por fim, fazer uma comparação entre esses pontos. Ou seja, quais são os prós e contras em cada uma das oportunidades que você terá na sua carreira para dar o match com a empresa que tem mais a ver com o seu perfil.

 

Boa sorte nessa busca e lembre-se que mesmo após o match, suas atitudes farão toda a diferença para que esse caminho seja bem-sucedido.

thais-ciarlo.jpgThaís Ciarlo é Employer Branding Lead na Bayer. Psicóloga de formação, engaja-se conectando talentos com as melhores oportunidades e transformando a experiência dos colaboradores.