CARREIRAS

Conhecer pessoas e vivenciar ambientes multiculturais: como eu ganhei o mundo

Estar aberta para absorver novos conteúdos e criar parcerias e conexões constitui os elementos-chave para a construção da minha jornada profissional.

Quando paro para refletir e analisar como foi a construção da minha trajetória profissional, minha única certeza era que eu queria trabalhar com desafios que me dessem a oportunidade de estabelecer conexão com diversas pessoas pelo mundo. Com esse forte objetivo em mente, acabei direcionando a minha carreira exclusivamente para empresas multinacionais, nas quais tive a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes culturas, obter novos aprendizados e ampliar a minha visão e perspectiva de vida.

Estando em um ambiente multicultural, a realidade de lidar com a diversidade em todos os âmbitos é mais acentuada e faz parte do cotidiano. Para tanto, valores como integridade, flexibilidade, respeito e humildade, por exemplo, fazem toda a diferença na hora de estabelecer uma conexão de confiança com as pessoas do seu convívio. Em várias situações da minha carreira, precisei me adaptar a realidades distintas, devido às mudanças constantes de áreas, passando por Hotelaria, Finanças, Projetos e Recursos Humanos, e até chegando a trabalhar como terapeuta holística na Inglaterra. Todas essas experiências foram incríveis e me trouxeram uma bagagem de conhecimentos variados e enriquecedores. Em todas essas minhas passagens, tive de estar aberta para aprender, muitas vezes desaprender e principalmente me reinventar. Cada aprendizado era peculiar, e, em todas as situações, as trocas e desafios foram fundamentais para eu me tornar o que sou hoje.

 

Outro fator que considero essencial, e que me auxiliou durante a minha adaptação nos desafios, foi observar atentamente as singularidades de cada pessoa, extraindo as melhores de cada uma delas e compartilhando as minhas. Sou apaixonada por ouvir as histórias exclusivas e, a partir daí, entender como combinar cada talento para um trabalho mais colaborativo e harmônico. Ou seja, adquiri experiência e aptidão em gerir talentos de forma a estruturar uma área com pessoas de diferentes formações e soft skills, para atingir as necessidades dos objetivos do negócio.

 

Atualmente, estou na área de Recursos Humanos da Bayer, exercendo a posição de gerente de recrutamento e seleção, responsável pela atração de talentos em todas as divisões da organização. Diariamente, tenho a oportunidade de me conectar com histórias que me inspiram, me engajam, me transformam e me motivam. A beleza de pertencer a essa área está no fato de conhecermos pessoas, explorarmos as suas histórias e bagagens, e analisarmos as possibilidades de conectá-las dentro das oportunidades que temos dentro da empresa.

 

As pessoas são a base para uma jornada de transformação. Portanto, a nossa estratégia como Atração de Talentos é garantir que estejamos próximo do negócio, para entendermos as suas necessidades, realidades, oportunidades e principais desafios, com o intuito de buscarmos os melhores talentos que estejam aderentes às nossas oportunidades. Além disso, temos um compromisso com todos os nossos envolvidos: promover uma experiência positiva para os recrutadores, candidatos e gestores.

 

Em linha com os meus conhecimentos, a transformação digital global e a nossa estratégia de experiências, implementamos em nossos processos o sistema Eightfold, que possui uma inteligência artificial com programação de avaliação automática de currículos, permitindo identificar atribuições técnicas frente às oportunidades. Como essa inteligência é capaz de fazer mais correlações simultâneas do que o cérebro humano, otimiza a chance de encontrar talentos em meio a uma variedade de currículos.

 

Mesmo com a chegada da tecnologia, o fator humano é imprescindível, visto que uma parte das características de um candidato são subjetivas e não estão descritas no currículo, as chamadas soft skills, que precisam ser avaliadas por meio da interação entre recrutador e candidato.

fernanda-naganoFernanda Nagano é formada em administração e possui MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores, além de ter realizado diversos cursos a respeito de comportamento humano, tais como: Programação Neurolinguística, Inteligência Emocional, Análise de Dados e Power BI e Astrologia.

 

Tags: jornada profissional, desafios, carreira, evolução profissional, áreas distintas.