SAÚDE

Apps Bayer: informações confiáveis na palma da mão

Entre as opções de aplicativos para smartphones, a empresa lançou uma plataforma voltada para o monitoramento de uso do DIU hormonal.

A adoção de métodos contraceptivos é muito importante. Os cuidados para evitar uma gravidez não planejada são valorizados durante todo o período fértil das mulheres, acompanhando a vida delas por décadas.

 

Apps Bayer sanam dúvidas de pacientes

 

Existem várias opções de anticoncepcionais disponíveis, podendo a mulher optar pela ingestão de pílula oral diária, injeções, uso de adesivos, diafragma, preservativo, espermicida, entre outros. Leia mais: Bê-á-bá da contracepção: o que você precisa saber para evitar uma gestação indesejada.

Benefícios dos métodos de longa ação

Entre o leque de opções, destacam-se os Métodos Contraceptivos de Longa Ação (LARCs), que proporcionam maior praticidade e segurança, pois atuam por anos sem depender da memória da paciente para utilização. São eles: implantes e os Dispositivos Intrauterinos (DIUs).

 

“Os LARCs acabam sendo 20 vezes mais seguros que a pílula, por exemplo, e a dose hormonal dos DIUs hormonais chega a ser até 23 vezes menor do que uma pílula de baixa dosagem. A pílula vai agir no corpo todo, enquanto um DIU hormonal age localmente no útero e, na maioria das vezes, não bloqueia a ação dos ovários”, afirma a Dra. Thais Ushikusa, ginecologista e gerente médica de Saúde Feminina da Bayer.

 

Confira os esclarecimentos sobre os LARCs no Blog Bayer, lendo a matéria: 28 de maio: dia de valorizar os direitos reprodutivos femininos.

Cada método contraceptivo apresenta particularidades, e as indicações são personalizadas de acordo com a rotina e o histórico de saúde de cada paciente. Além disso, ao longo do período fértil, a mulher pode optar por mudar o método contraceptivo ou precisar de ajustes de uso. Por isso, é fundamental contar com acompanhamento médico e realizar exames ginecológicos indicados pelo especialista em check-up anual.

 

No entanto, mesmo tendo o apoio médico, muitas dúvidas podem surgir e, em tempos de pandemia do novo coronavírus, as pessoas buscam alternativas para ficar mais em casa, reduzindo a frequência de idas aos consultórios. Por isso, é essencial ter acesso às fontes de informação mais confiáveis e educativas.

 

Aplicativo MeuDIU

Pensando nisso, a Bayer lançou o MeuDIU, um aplicativo para celulares voltado para dirimir dúvidas e auxiliar as usuárias de DIU no monitoramento da utilização desse método contraceptivo. A nova plataforma usa inteligência artificial e se baseia em padrões identificados durante a realização de dois estudos científicos com os DIUs hormonais. O algoritmo leva em consideração fatores individuais como idade, método que utilizava anteriormente e número de filhos, para poder oferecer uma experiência personalizada.

 

A paciente que fizer o download do aplicativo deve preencher um formulário com questões de múltipla escolha sobre o uso do DIU e o ciclo menstrual, fornecendo dados por três meses. A partir daí, o aplicativo consegue traçar previsões individuais sobre como se comportará o fluxo menstrual dessa mulher nos próximos meses, com taxa de precisão superior a 70%.

 

Passados os primeiros três meses de uso, a paciente poderá continuar utilizando o aplicativo MeuDIU, pois ele tem funções para monitoramento de calendário menstrual, além de oferecer material informativo sobre saúde, vídeos explicativos, curiosidades sobre a fabricação de DIU, o funcionamento desse dispositivo, bem como lembretes de consultas médicas e de retirada ou troca do DIU.

 

O MeuDIU é gratuito e está disponível para download em todas as lojas de aplicativos. Porém, o acesso ao aplicativo é restrito. Apenas as mulheres que fazem uso de DIU hormonal podem ativar a utilização da plataforma, mediante inserção de um código pessoal e intransferível da paciente, que deve ser solicitado ao médico ginecologista.

 

A Bayer inova desenvolvendo aplicativos móveis para diferentes segmentos de seus negócios e públicos. Vale a pena destacar também o aplicativo “Hora da Pílula”, que foi idealizado para facilitar a rotina das mulheres que usam pílula anticoncepcional oral. Esse aplicativo gratuito e com acesso livre para todas as usuárias de smartphones está disponível nas lojas de aplicativos.

 

O app “Hora da Pílula” oferece um calendário de monitoramento do método contraceptivo, que cria lembretes diários para que a mulher não se esqueça de tomar a pílula, todos os dias, no mesmo horário. Saiba mais sobre os aplicativos móveis desenvolvidos pela Bayer: Apps Bayer.

 

Tags: métodos contraceptivos, LARCs, DIU hormonal, aplicativos, MeuDIU.

 

PP-KYL-BR-0460-1