AGRO AGORA

Acreditar, sonhar e ter disciplina

O produtor brasileiro e sua paixão: entenda o crescimento do mercado agrícola para além dos números.

O mercado agrícola cresce, se desenvolve e gera valor com muita consistência. Analisando os dados históricos dos últimos dez anos e comparando-os com o momento atual, o resultado realmente impressiona. Um exemplo é a nossa produção de grãos, que na safra 2010/2011 era de aproximadamente 149 milhões de toneladas, e agora estamos caminhando para fechar uma safra acima de 263 milhões de toneladas em 2020/2021, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse crescimento é surpreendente quando olhamos para os números, mas algumas perguntas podem auxiliar a entender melhor esse mercado: o que trouxe a agricultura brasileira até aqui? Por que somos referências globais em produção, produtividade e sustentabilidade? Quais características estão por trás dos números?

 

Acreditar, sonhar e ter disciplina

 

O objetivo aqui é entender o porquê crescemos. Recentemente, lendo um dos livros de Augusto Cury, consegui perceber algo que me ajudou e muito a compreender melhor esse avanço. “Sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, e disciplina sem sonhos produz pessoas autômatas, que só sabem obedecer a ordens.” O protagonista desse crescimento e a própria resposta estão em quem faz a agricultura acontecer, o produtor rural brasileiro – sem dúvida um exemplo de sucesso e inspiração. Imaginar uma safra pronta, antes mesmo do plantio, parece um sonho. São inúmeras as variáveis das quais não temos controle, como o clima, o preço, a instabilidade política e a pandemia do novo coronavírus. Não importa. O sonho de quem produz é grande, e o foco está sobre aquilo do qual temos controle e que conhecemos bem. Biotecnologia embarcada nas melhores sementes, a melhor proteção de cultivos com segurança e sustentabilidade, estudo, digitalização, gestão da propriedade e por último, talvez um dos mais importantes, a troca, o compartilhar de experiências e a coragem para errar e corrigir. Afinal, a cada ciclo, temos uma nova safra e, com ela, a oportunidade de melhora.

 

Para encerrar, considero a disciplina de um produtor semelhante à dos grandes atletas de ponta. O plantio precisa acontecer todo ano, no melhor momento possível, superando todas as adversidades com um olhar apaixonado, e com a resiliência para vencer as dificuldades e buscar a melhor colheita. Acima de tudo, ele precisa seguir e confiar, manter o foco. Tenho confiança em dizer que isso é o resultado de muita paixão, pois, afinal, produzir em meio a tantas adversidades e crescer muito é para quem acredita, quem sonha e quem tem muita disciplina, características claras no produtor rural brasileiro e em nossa agricultura. 

Cassiano MedeirosCassiano Medeiros é engenheiro-agrônomo, Gerente Regional de Vendas na Bayer, especialista em gestão de pessoas, com MBA nas áreas de marketing e gestão empresarial. "Sou apaixonado pela agricultura e pelo aprendizado que ela me proporciona".