Pesquisa e Inovação

LifeHub SP

Porque inovação só se faz com colaboração

 

Lançamos recentemente o LifeHub SP, nosso primeiro hub de inovação aberta na América Latina e o oitavo da Bayer no mundo, com o objetivo de promover e acelerar soluções e processos inovadores relacionados à saúde e nutrição para desafios internos e externos. O hub é um espaço de conexão, envolvendo colaboradores, clientes, startups, universidades e a sociedade como um todo, em todas as três principais divisões de negócio da empresa – Crop Science, Pharmaceuticals e Consumer Health.

 

O LifeHub São Paulo é muito mais do que um espaço físico: é uma verdadeira base de inovação, focado em parceiras com startups, programas de mentoria, sessões de co-criação e desenvolvimento de projetos inovadores de positivo impacto socioambiental. A iniciativa conta também com um espaço físico que ocupa 1500m² na sede da empresa em São Paulo, no bairro do Socorro. Foram construídas 40 estações abertas de trabalho, auditórios para compartilhamento de ideias, espaços de co-working, laboratório experimental e um estúdio para a criação de conteúdo audiovisual.

 

Com as restrições de segurança impostas pela pandemia da Covid-19, o espaço não será amplamente utilizado em um primeiro momento. Sendo assim, na nossa busca incessante pela inovação como um dos principais direcionadores de negócio, investimos na ampliação do conceito do LifeHub para o ambiente digital, a fim de que o projeto continuasse caminhando, que os negócios se mantivessem vivos e que o processo de transformação organizacional pelo qual a empresa vem passando continuasse a pleno vapor – e até se potencializasse.

 

Para citar um exemplo de ação lançada pelo LifeHub SP antes mesmo de sua inauguração oficial, a companhia promoveu a campanha “Missão contra o COVID-19” para que os colaboradores pudessem propor ideias de melhorias para a Bayer e a sociedade durante esse cenário de pandemia. Uma das propostas avaliadas foi a aproximação com o Hospital de Amor em Barretos, no interior de São Paulo. A Bayer então convidou as empresas Alcoeste e Sorocaba Refrescos para apoiarem a causa e realizarem uma doação conjunta de 80 mil garrafas de 500 ml de álcool em gel. O objetivo foi ajudar profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 da instituição. A doação foi suficiente para atender a demanda do Hospital de Amor e de todas as suas unidades por mais de 30 meses de operação.

 

Confira nosso manifesto

Transformação organizacional

Apesar de ser um marco que consolida o processo de modernização da empresa, o LifeHub São Paulo não é uma iniciativa isolada, e nasce em um contexto de profunda transformação organizacional da Bayer, com foco na digitalização de processos, mas, essencialmente, em uma renovação cultural profunda.

 

Este processo transformador, que parte de uma estratégia global de inovação aberta e está alinhado ao nosso propósito de “Ciência por uma vida maior”, nasceu de um entendimento de que os processos internos e a cultura que nos trouxeram ao presente, ao longo de nossos 150 anos de tradição, não nos levariam para o futuro. Diante disso, a Bayer está estreitando relacionamento com startups e investindo em programas de intraempreendedorismo para elaborar soluções inovadoras e colaborativas para desafios de saúde e nutrição, alinhadas a nossa visão saúde para todos, fome para ninguém.

 

Catalyst Fund

Este é um programa global que estimula ideias disruptivas e colaboração para promover a criação de novos modelos de negócios em inovação e sustentabilidade. A divisão Agro da Bayer convida anualmente seus colaboradores a participarem do Catalyst Fund em uma imersão de 100 dias, de forma totalmente online.

 

Os times que são selecionados chegam até a fase de prototipação e criação de argumentos de vendas, que são avaliados e até podem se tornar as novas grandes apostas da companhia a seus clientes.

 

Os candidatos do Brasil poder contar ainda com a mentoria do LifeHub SP. Um exemplo de intraempreendedorismo e inovação aberta!

 

Quer se conectar conosco? Acesse nosso formulário: https://app.pipefy.com/public/form/o1HBDVvA

 

Confira um resumo sobre o evento de lançamento em Novembro de 2020

 

Confira a primeira edição do Bayer Life na íntegra – Dia 1

 

Confira a primeira edição do Bayer Life na íntegra – Dia 2


Se você deseja relatar um evento adverso ou fazer uma queixa técnica relacionada a qualquer produto da Bayer S.A.,
por favor, contate o seu médico ou acesse: https://safetrack-public.bayer.com/.
Para obter mais informações sobre benefícios e riscos dos medicamentos acesse: http://pacientes.bayer.com.br/.
Acordo celebrado com o CADE – Saiba Mais: https://www.bayer.com.br/pt/sustentabilidade/acordo-de-controle-em-concentracoes-firmado-com-o-cade