MELHORANDO VIDAS

Bayer colabora para a saúde ocular de idosos

Projeto social promove consultas, exames e cirurgias oftalmológicas gratuitamente para idosos de baixa renda.

A visão humana é formada por estruturas muito delicadas como a pupila, cristalino, retina, entre outras de sua anatomia. Essas estruturas permitem que os raios de luz sejam convertidos em impulsos elétricos e transmitidos para o cérebro, que interpreta as imagens vistas ao redor.

 

Saúde Ocular de idosos

 

Tais estruturas sofrem com a ação do tempo e podem ter suas funções comprometidas. Com o avanço da idade, os olhos podem ser prejudicados em diversos aspectos, como o comprometimento de percepção de cores e visão noturna. Além disso, os olhos ficam mais suscetíveis ao surgimento de doenças como catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

 

Pessoas com diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares apresentam um risco ainda maior de desenvolver doenças oculares relacionadas a idade. Por isso, é recomendável que as pessoas realizem exames preventivos e monitorem a saúde da visão.

 

Saúde ocular

O ideal é contar com atendimento oftálmico regularmente, buscando uma consulta médica pelo menos uma vez ao ano para manter os olhos saudáveis. Outra dica é adotar bons hábitos de proteção, como o uso de óculos com proteção solar UV e utilizar chapéus para minimizar a exposição ao sol.

 

A Bayer, que é uma empresa focada em ciência e inovação para promover uma vida melhor, incentiva os cuidados com a saúde, por meio de soluções em medicamentos e projetos educativos. A empresa defende a abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como, por exemplo, o ODS 3: garantir uma vida saudável e promover o bem-estar de todos.

 

Entre as iniciativas, destaca-se o projeto social Visão – Um novo futuro para pessoa idosa de Morrinhos, conduzido pela Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog) no município de Morrinhos, localizado no interior de Goiás. Com o apoio da Bayer, esse projeto social promove a saúde da visão de idosos, proporcionando atendimento médico especializado e realização de cirurgias oculares.

 

Atendimento oftalmológico

Em 2020, a iniciativa conseguiu beneficiar cerca de 500 pacientes idosos da região, com consultas oftalmológicas, exames, assim como cerca de 190 cirurgias de catarata e pterígio. A cirurgia de catarata remove o cristalino danificado, causador da visão embaçada, enquanto a cirurgia de pterígio visa remover o tecido conjuntival que provoca a doença.

 

Além disso, o apoio da Bayer contribuiu para melhorias relacionadas aos equipamentos de saúde necessários para o atendimento oftalmológico. Foi adquirido um equipamento facoemulsificador, usado para a realização de cirurgia de catarata, e foi realizado um upgrade do equipamento Cirus 400, com troca de HD e troca de módulo de captura de imagens, voltado para exames de tomografia.

 

O projeto continua valorizando a saúde ocular na comunidade de Morrinhos. O planejamento de atividades de 2021 prevê a realização de novos procedimentos, atendendo aproximadamente mil pessoas carentes com mais de 60 anos. Além das consultas, cirurgias de catarata e cirurgias de pterígio, serão feitos tratamentos de glaucoma. As ações do projeto visam a prevenção da cegueira e da deficiência visual.

 

Tags: saúde ocular, doenças oculares, idosos, olhos, catarata, glaucoma, degeneração macular.