São Paulo, janeiro de 2021 – A Bayer, multinacional alemã com 157 anos de história e atuação nos pilares de saúde e nutrição, comemora, este ano, 125 anos no Brasil. Para iniciar as celebrações da data, a empresa promoveu hoje (27) o Encontro Virtual One Bayer com os seus principais líderes de negócio para anunciar os próximos passos das suas divisões no país. Do ponto de vista institucional, a companhia anunciou um novo direcionamento para a sua estratégia organizacional: a colaboração. A nova proposta da empresa está alinhada ao fato de que 2020 foi um ano particularmente desafiador, com a pandemia do novo coronavírus evidenciando que a humanidade enfrenta, a partir de agora, desafios coletivos. Para solucioná-los, atores isolados não bastam: é preciso haver cooperação, parceria e colaboração entre empresas, startups, instituições, pessoas e governos.
O encontro também contou com a apresentação de um manifesto comemorativo aos 125 anos da empresa no Brasil, que finaliza com a assinatura “Você e Bayer: é bom!”, em um jogo de palavras com o centenário slogan “Se é Bayer é Bom”. A novidade, segundo a empresa, não se trata de uma campanha, mas sim de um desejo de como ela quer ser percebida pelas pessoas: uma empresa mais colaborativa e conectada com os propósitos da sociedade brasileira.
Em saúde, as divisões Pharmaceuticals e Consumer Health seguem em linha com o propósito da companhia, tendo como principais pilares a inovação e a transformação digital, ferramentas essenciais para estimular o autocuidado e oferecer opções de produtos e medicamentos que atendam às necessidades das pessoas, contribuindo com seu bem estar e a qualidade de vida.
Olhando para o negócio de Pharma, “nossos investimentos estão focados em medicamentos inovadores que oferecem significativos benefícios clínicos e priorizam a qualidade de vida dos pacientes, prioritariamente nas áreas terapêuticas de Oncologia, Saúde Feminina, Cardiologia, Oftalmologia, Pneumologia e Hemofilia. Gostaríamos de ressaltar também os 10 lançamentos de Pharma que estamos prevendo entre 2019 e 2022, com alguns, inclusive, já tendo chegado ao mercado, como Kyleena e Nubeqa”, afirma Adib Jacob, presidente da divisão farmacêutica no Brasil e líder regional da divisão na América Latina.
O Brasil é um mercado-chave para a área Farmacêutica da Bayer globalmente e, até 2023, tem a meta de crescer dois dígitos. E, se já existia um foco claro para inovar, crescer e ser mais digital, o cenário de pandemia impulsionou isso. “Pudemos superar muitos dos desafios impostos pela crise da Covid-19, justamente porque já temos em nosso mindset a cultura digital. Entre março e agosto de 2020, por exemplo, a Bayer impulsionou mais de 1.3 milhão de interações digitais, com mais de 100 mil médicos contatados, 500 grandes eventos para médicos e força de vendas e 3 lançamentos relevantes 100% digitais”, explica Adib.
Por fim, a Bayer tem desenvolvido e investido em seu amplo potencial de aplicação em áreas terapêuticas mais críticas, consolidando sua liderança no campo da terapia celular e gênica. “É imperativo que a gente siga nesse caminho e que possamos também evoluir rumo a uma indústria cada vez mais voltada à biotecnologia. Com a implementação dessa estratégia, demos um passo transformador para a sustentabilidade dos nossos negócios e, ainda mais importante, para entregar inovações revolucionárias aos pacientes”, finaliza Jacob.
Sydney Rebello, presidente da divisão de Consumer Health no Brasil, conta que a pandemia também fez com que a área apesentasse números positivos em 2020. “O autocuidado, nosso grande pilar estratégico em Consumer Health, se fortaleceu ainda mais no último ano, devido às mudanças na rotina e nos cuidados decorrentes do cenário de pandemia. As pessoas passaram a se cuidar mais, a se prevenir de doenças e outros problemas”, comenta.
“Mas não para por aí: a gente continua se reinventando e trabalhando para oferecer produtos e ferramentas inovadores para estimular ainda mais o autocuidado”, diz Sydney. Um exemplo disso é o Projeto Cegonha, iniciativa em parceria com o LifeHub, centro de inovação aberta da empresa, com utilização de seu know-how em assuntos médicos, regulatórios e de mercado. A expectativa é contribuir para o autocuidado da gestante, de forma a promover melhor qualidade de vida para ela e o bebê, por meio, inclusive, de um aplicativo – o app Cegonha. O lançamento está previsto para o 2º semestre de 2021.
Confira uma retrospectiva e próximos passos de Pharmaceuticas e Consumer Health na Bayer: