11/01/2019

Projeto verão informa: é hora de redobrar os cuidados com a pele!

Calor e aumento das radiações solares exigem atenção especial quanto à proteção e hidratação corporal, devido ao risco de queimaduras e câncer.

A estação mais quente do ano se aproxima e você, que já está pensando nos feriados e nas opções de lazer ao ar livre, não pode deixar de lado um requisito muito importante para que essa fase seja curtida sem grandes impactos à saúde: a proteção e hidratação da sua pele!

A pele, o maior órgão do corpo humano, é o lar de uma variedade complexa de funções e uma das mais importantes, é promover uma barreira de proteção contra as agressões externas. Por esse motivo, é essencial mantê-la saudável e hidratada, principalmente nessas épocas em que a exposição aos raios solares aumenta, assim como o risco de insolação, queimaduras e do câncer de pele, que é um dos piores vilões de todos os tempos — correspondendo a 33% de todos os diagnósticos dessa doença no País.

E você? Sabe quais são os cuidados mais adequados para enfrentar o calorão da estação?

Hidratação por dentro e por fora precisa ser a nova lei para o seu dia a dia. E quando falamos dessa hidratação, intensificar o consumo de água e líquidos em geral é só uma das medidas mais recomendadas.

Sua alimentação também precisa estar adequada às práticas de prevenção aos possíveis danos gerados pelo sol. Nesse contexto, alimentos como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, que contêm ação antioxidante, são fortes aliados para o seu bem-estar. Carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos, frutas e legumes também ajudam na hidratação do corpo e prevenção de doenças, e retardam sinais do envelhecimento.

Use e abuse de roupas leves, chapéus, sombrinhas, óculos escuros e guarda-sol, e não se esqueça de evitar a exposição solar entre 10 e 16 horas. O uso diário de cremes hidratantes e de protetores contra os raios UVA são indispensáveis, e devem ser aplicados cerca de 30 minutos antes da exposição. Refazer a aplicação em casos de contato com a água ou a cada duas horas também é recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

E para manter-se livre dos insetos, que se multiplicam com maior velocidade em climas quentes, lembre-se de passar repelente, antes de aplicar o protetor solar.

As crianças precisam de atenção redobrada!

Proteger os pequenos do calor escaldante é fundamental. A desidratação e diarreia costumam acometer o público infantil muito mais durante as temperaturas elevadas, além das doenças de pele, como: milionária (a popular brotoeja decorrente do suor), micoses (graças à exposição mais frequente aos fungos e larvas), e reações alérgicas a picadas de insetos. Para evitar esse cenário, intensifique o uso de protetores solares e repelentes, e siga com foco na alimentação saudável, ingestão de líquidos e vestimentas adequadas. Lembrando que deve sempre seguir a orientação do pediatra.

Nossa contribuição para a saúde da sua pele

Consideramos a hidratação um assunto de extrema importância, e por isso desenvolvemos produtos voltados às necessidades de todos os tipos de público. A linha Bepantol® Derma é referência para o segmento e oferece opções para manter a saúde dos lábios, cabelos, rosto e áreas com tatuagens, além das partes mais ressecadas e sensíveis do corpo. Outro diferencial está nas opções para bebês. Clique aqui e saiba mais.

A linha Coppertone® também é destaque na proteção da pele contra os danos causados pelos raios UVA e UVB. No Brasil, desde os anos 60, a marca conta com produtos para diversos tipos de pele, incluindo a de bebês e crianças, e a de pessoas tatuadas. Veja a linha completa e outrasTenha mais informações no site da marca.

Ele não é um vilão tão cruel assim!

A exposição excessiva ao sol pode gerar diversos problemas, doenças e desconforto, mas precisamos ter ciência de que ele não é de tudo ruim. Estudos apontam que:

  • Receber níveis adequados de UVB é essencial para muitos processos vitais no interior do corpo.
  • A falta dessa exposição afeta a produção de serotonina (substância química que controla a disposição, e estimula alegria) no cérebro
  • Os raios solares ativam a produção de Vitamina D, responsável pela saúde dos ossos e de vários órgãos vitais.

Então fica a dica: aprecie, sim! Mas com moderação e todos os cuidados necessários.