05/11/2019

Jovens líderes propõem soluções para alimentar um planeta faminto

O Youth Ag Summit começa em Brasília nesta segunda-feira, dia 4 de novembro de 2019
  • Em cúpula de três dias, 100 jovens líderes, representando 45 países, se reúnem para transformar em realidade suas ideias sobre segurança alimentar

Brasília (DF), 4 de Novembro de 2019 – Algumas das mentes mais brilhantes e apaixonadas do mundo se reúnem no Brasil para o Youth Ag Summit 2019 (YAS), para mergulhar profundamente nos temas alimentação e agricultura, propondo soluções inovadoras e sustentáveis para responder uma de nossas perguntas mais desafiadoras: como alimentamos um planeta faminto, ao mesmo tempo protegendo seus recursos naturais?

Organizado pela Bayer, em parceria com a Rede Internacional de Agricultura Nuffield e o Instituto Interamericano de Cooperação em Agricultura (IICA), o tradicional evento bienal tem como objetivo proporcionar à próxima geração de jovens agentes de mudança uma plataforma para reunir habilidades e conhecimento para atuarem fortemente no desenvolvimento de soluções para um futuro mais sustentável.

Entre os 100 delegados dos 45 países que farão parte do YAS, 12 são representantes brasileiros, como a estudante de engenharia de produção, Bárbara Oliveira Ferreira, de 21 anos, natural de Salvador (BA). A jovem tem um projeto de dessalinização de água com energia solar-térmica e quer implementá-lo no semiárido nordestino para consumo doméstico e uso na agricultura de subsistência. Bárbara espera que o Youth Ag Summit funcione como uma incubadora, e ela e os participantes possam transformar suas ideias de sustentabilidade em realidade.

“Eu vejo o YAS como uma excelente oportunidade para compartilhar mais detalhes sobre a agricultura no nordeste do Brasil e como as mudanças climáticas e a política influenciam na qualidade de vida e nos meios de subsistência vividos pelas pessoas dessa região. Espero poder contribuir para o desenvolvimento do meu projeto, aprender mais sobre técnicas de liderança e resolução de problemas, além de fazer novas amizades”, conta.

“O poder do movimento Youth Ag Summit está nestes jovens líderes”, diz Liam Condon, integrante do conselho de Administração da Bayer AG e presidente da divisão Crop Science. “Youth Ag Summit capacita os jovens líderes para ajudar a transformar este mundo para melhor, tanto com grandes medidas e também com pequenas atitudes”, completou. "Sabemos que os jovens são o maior recurso natural do nosso planeta e estamos fornecendo a eles uma plataforma inclusiva e de apoio, onde suas ideias podem se enraizar e prosperar".

Nos próximos três dias no Brasil, os jovens – com idades entre 18 e 25 anos – trabalharão juntos para desenvolver soluções inovadoras, funcionais e sustentáveis para os desafios globais de segurança alimentar. “O Brasil é um dos países mais importantes para a agricultura do mundo. Esses jovens líderes terão a oportunidade de conhecer de perto a real sustentabilidade da produção brasileira de alimentos”, completa Rodrigo Santos, head da divisão Crop Science da Bayer para América Latina.

Durante o evento, os jovens delegados visitarão a fazenda Pamplona da SLC Agrícola, que produz uma variedade de culturas agrícolas, incluindo soja, algodão e milho, em uma área de mais de 20 mil hectares.

Os participantes também terão a chance de obter informações do mundo real sobre sustentabilidade em atividades promovidas por Nuffield e IICA, parceiros da edição 2019 do Youth Ag Summit. Além disso, poderão ouvir especialistas como:

  • Sara Menker, fundadora e CEO da Gro Intelligence.
  • Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiros para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).
  • David Hertz, co-fundador e presidente da Gastromotiva.
  • Gustavo Gross Belchior, fundador e CEO, Core Us.

“Para o IICA, é de vital importância que os jovens líderes mundiais da agricultura tenham este intercâmbio de histórias de sucesso focadas em sustentabilidade e as apliquem quando retornarem aos seus países”, relata Hernan Chiriboga, representante do IICA no Brasil. "Isso permite que as informações sejam compartilhadas para o benefício de todos que moram nos meios rurais".

“Como uma organização focada em nutrir e apoiar futuros líderes agrícolas, a Nuffield Brasil tem orgulho de ser parceira e ajudar a entregar um programa emocionante por meio do Youth Ag Summit, em Brasília esta semana”, afirma Murilo Bettarello, presidente da Nuffield Brasil. "Estamos ansiosos para ver o impacto futuro que esses jovens terão sobre a conquista de um mundo com mais segurança alimentar".

Veja as notícias nas mídias sociais com as hashtags #youthagsummit e #plantyourpath.

Sobre o Youth Ag Summit
O programa Youth Ag Summit é uma comunidade de jovens líderes globais que defendem a agricultura sustentável e a segurança alimentar, trabalhando para preencher a lacuna de entendimento entre aqueles que produzem nossos alimentos e aqueles que os consomem. A cada dois anos, 100 delegados são selecionados para participar da cúpula Youth Ag Summit. As edições anteriores ocorreram no Canadá, Austrália e Bélgica; a deste ano é a primeira a ser realizada na América Latina, sendo realizada de 4 a 6 de novembro, no Brasil. A Bayer cobre todos os custos de viagem, acomodação e custos relacionados para os jovens líderes selecionados para o programa.

O YAS 2019 é parte do Bayer’s Agricultural Education Program (Programa Educacional Agrícola): uma abordagem holística e de longo prazo para incentivar jovens de 18 a 28 anos a aprenderem sobre agricultura sustentável. O programa visa inspirar a próxima geração a conhecer mais sobre a agricultura moderna e a encontrar soluções para a segurança alimentar global. Como uma empresa orientada à pesquisa, a Bayer está comprometida em promover a aceitação social de tecnologias, além de promover um futuro canal de talentos de cientistas.

Saiba mais sobre o programa em www.ag-education.bayer.com, https://www.facebook.com/BayerAgEdu/, ou no Twitter @BayerAgEdu.

Sobre a Nuffield Brazil
A Nuffield Brasil é membro da Nuffield International Farming Network, criada em 1947 no Reino Unido para promover a excelência no agronegócio, por meio do desenvolvimento pessoal, profissional e social de líderes emergentes; especialmente os agricultores. Seu principal programa, a Nuffield International Farming Scholarships, desenvolve e inspira produtores e profissionais da agricultura, entre 25 e 45 anos de idade, que viajam globalmente para encontrar soluções para problemas e oportunidades locais e para se tornarem líderes na agricultura. Com uma rede de mais de 1.800 bolsistas da Nuffield em todo o mundo, os participantes podem de desenvolver pessoalmente e contribuir profissionalmente por meio de viagens experimentais e investigação de questões contemporâneas na agricultura.

As bolsas de estudo são apoiadas por empresas com visão de futuro, ONGs e indivíduos que veem a importância de desenvolver e desafiar os líderes emergentes do setor agrícola a terem bases práticas e visões globais, pois contribuem para melhorar o setor ao longo da vida.

Para mais informações acesse: www.nuffieldinternational.org ou www.nuffield.com.br.

Sobre o IICA
Como agência especializada do Sistema Interamericano de Agricultura, o Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA) tem como missão de incentivar, promover e apoiar seus Estados membros em seus esforços para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência. Como parte de sua visão, O IICA visa criar uma agricultura competitiva, inclusiva e sustentável que alimente o hemisfério e o mundo, ao mesmo tempo em que gera oportunidades para reduzir a fome e a pobreza entre agricultores e os moradores dos meios rurais. Leia mais em www.iica.int

Sobre a Bayer
A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nos campos de ciências da vida, nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar as pessoas, ao apoiar os esforços para superar os maiores desafios apresentados por uma população global que está crescendo e envelhecendo. Ao mesmo tempo, o Grupo busca aumentar seu potencial de ganhos e criar valor através da inovação e do crescimento. A Bayer está comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável, e a marca Bayer é sinônimo de confiança, segurança e qualidade em todo o mundo. No ano fiscal de 2018, o Grupo empregava cerca de 117 mil pessoas e teve faturamento de 39,6 bilhões de euros. As despesas de capital totalizaram 2,6 bilhões de euros e as despesas de P&D somaram 5,2 bilhões de euros. Para mais informações, acesse www.bayer.com

Nota para editores:

Fotos em alta qualidade de impressão podem ser baixadas em nosso site: www.news.bayer.com

Os editores de TV e multimídia podem fazer o download ou solicitar as imagens em: www.tv-footage.bayer.com

Informações à imprensa

Agência Jeffrey Group
Michel Montefeltro – mmmontefeltro@jeffreygroup.com | agrobayer@jeffreygroup.com
Telefone: (11) 97221-0309 | (16) 99975-0309
Bayer - Brasil
Comunicação – Crop Science
Renan Magalhães – renan.santos@bayer.com Telefone: (11) 96930-6999