21/07/2020

Diagnóstico Inteligente é o desafio lançado pela Bayer no Startups Connected

  • O objetivo é encontrar soluções baseadas em tecnologias emergentes e modelos de negócios inovadores que otimizem tempo e recursos no processo de diagnóstico
  • A iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha é um programa de aceleração mão-na-massa, em que empresas e startups trabalham em um projeto de inovação concreto

São Paulo, julho de 2020 - Na medicina, a inovação e a transformação digital podem acelerar a solução de problemas e trazer benefícios para a indústria farmacêutica, médicos e pacientes. Porém, para que sejam implementadas de forma assertiva e democrática, existem ainda diversos obstáculos, como o acesso insuficiente aos dados de pacientes e exames, conexão entre especialistas, entre outros. Por isso, a Bayer decidiu lançar desafio Diagnóstico Inteligente, dentro do programa Startups Connected, da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo), aberto a startups que atuam na área da saúde.

O Diagnóstico Inteligente busca soluções baseadas em tecnologias emergentes e modelos de negócios inovadores que acelerem o diagnóstico, otimizando o tempo e os recursos ao longo do processo. Com isso, a ideia é melhorar o referenciamento dos pacientes para especialistas, acelerar o diagnóstico e facilitar a prescrição de medicamentos, procedimentos e exames.

O desafio faz parte da 5ª edição do Programa Startups Connected, iniciativa que busca promover o desenvolvimento de novos negócios entre grandes empresas e startups do Brasil e da Alemanha. A startup mais bem avaliada em cada desafio é selecionada para participar do programa de aceleração, no qual deverá desenvolver um projeto-piloto em conjunto com as empresas.

No caso da Bayer, a startup selecionada também terá acesso ao LifeHub SP (espaço de inovação e co-criação da Bayer em São Paulo), mentoria com especialistas, conexão com outros hubs de inovação, endereçamento da solução para a Bayer global, conexão com rede de stakeholders da Bayer e ambiente para piloto e testes.

“Não é de hoje que a Bayer preza por uma cultura de inovação que vai além das fronteiras nacionais e áreas de pesquisa, investindo no desenvolvimento de produtos farmacêuticos de renome mundial, plataformas de alta tecnologia e ferramentas inovadoras de diagnóstico que possam fazer a diferença nas vidas dos pacientes. E sabemos que para avançar nesse sentido, a colaboração com outras empresas e startups é essencial. Por isso estamos participando pelo 5º ano consecutivo da iniciativa, na qual acreditamos e sabemos que pode gerar bons frutos no futuro”, afirma Mirella Damaso Vieira, gerente de Inovação da divisão Pharmaceuticals da Bayer.

Já Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, afirma: “Ficamos muito satisfeitos com o amplo reconhecimento que conquistamos com o Programa Startups Connected. Lançamos essa iniciativa pela primeira vez em 2015, visando suprir as necessidades de nossas empresas associadas e, hoje, podemos afirmar, com certeza, que somos o parceiro estratégico das empresas-âncoras no que tange à inovação aberta. De lá para cá, engajamos cerca de 1.000 startups e continuamos motivados para aumentar ainda mais esse número”.

As inscrições, que podem ser feitas pelo link https://startupsconnected.com.br/diagnostico-inteligente/, estão abertas até o dia 31 de julho - para esta edição, são esperadas mais de 300.

As startups selecionadas, além de poderem desenvolver um projeto-piloto com a Bayer, terão uma série de benefícios, como participação em workshops exclusivos, assessoria em áreas diversas, suporte para internacionalização e ajuda de custo para desenvolvimento do projeto-piloto, além da oportunidade de realizar um pitch no 8º Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, que será online, no dia 24 de setembro.

As vencedoras serão anunciadas no dia 1º de setembro, e o processo de aceleração terá duração de três meses.

Sobre a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo:

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre países.

Suas atividades englobam ações como eventos, seminários e congressos sobre temas factuais e de interesse, rodadas de negócios, suporte a delegações, assim como o apoio com informações estratégicas, econômicas e institucionais. A mesma importância tem o apoio aos negócios de seus associados, assim como a ampliação estratégica de suas atividades nas áreas de Formação Profissional, Inovação, Diversidade, Mineração, Sustentabilidade, Energia e Eficiência Energética.

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo atua há mais de 100 anos no Brasil e congrega 800 associados, entre empresas de capital ou know-how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior. Por meio da Câmara, os associados se beneficiam de uma rede de mais de 140 câmaras alemãs espalhadas por 92 países.

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar pessoas apoiando-as para superar os maiores desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento populacional. Além disso, a companhia visa criar valor por meio da inovação e crescimento. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e a marca Bayer representa confiança, credibilidade e qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2019, com cerca de 104 mil colaboradores, obteve vendas de € 43.5 bilhões. Os investimentos totalizaram € 2,9 bilhões e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 5,3 bilhões. Para mais informações, acesse www.bayer.com.br.

Informações à Imprensa – JeffreyGroup

Anderson Moço – (11) 3185-0827 | amoco@jeffreygroup.com
Alessandra Muro – (11) 3185-0863 | amuro@jeffreygroup.com