Sustentabilidade

Segurança

O contínuo desenvolvimento da cultura de segurança é um dos pilares da responsabilidade corporativa do Grupo Bayer. Todos os incidentes registrados são analisados e avaliados para permitir que sejam introduzidas medidas adequadas para evitá-los no futuro.

Segurança - Safe Life

A prevenção de acidentes e incidentes é realizada no trabalho do dia-a-dia e em rotas de transporte relacionadas com o negócio, onde as pessoas ou o meio ambiente poderiam sofrer danos ou prejuízos. A responsabilidade pela saúde, segurança, proteção do ambiente e da qualidade (HSEQ) é assim assumida diretamente pelo Conselho de Gestão do Grupo. Nossas atividades HSEQ são voltadas para garantir a saúde e segurança dos funcionários, contratados e fornecedores em nossas dependências da empresa e sob a supervisão da Bayer.

Saúde e Segurança Ocupacional

Nós consideramos a segurança e proteção da saúde dos nossos colaboradores como uma das tarefas fundamentais da nossa empresa. Isto implica na prevenção de acidentes no local de trabalho e das doenças profissionais, identificando e avaliando os riscos potenciais, para manter a gestão global do risco e concepção de um ambiente de trabalho saudável. A saúde ocupacional e segurança na Bayer não significam apenas o cumprimento das leis, regulamentos e códigos, mas também o compromisso ativo no local de trabalho - com foco em pessoas. Entre outros aspectos, isso envolve a integração de funcionários nos processos de tomada de decisões no local de trabalho, garantindo o funcionamento da comunicação e criando um forte senso de responsabilidade entre os supervisores.


A taxa de acidentes de trabalho com dias de trabalho perdidos na Bayer tem diminuído há vários anos. Em 2014 o treinamento intensivo e a sensibilização ajudaram a consolidar a redução do número de acidentes nos subgrupos.

Segurança dos Processos e da Planta

A Bayer trabalha continuamente para melhorar a cultura de segurança e normas correspondentes nas plantas e nos laboratórios, além de otimizar a tecnologia de segurança. Um regulamento interno garante procedimentos e padrões uniformes. Os métodos e critérios para identificar e avaliar os riscos inerentes às pessoas e ao meio ambiente, as plantas e os processos foram globalmente padronizados.


Um KPI global para os incidentes de segurança da fábrica aplica-se a todas as instalações da Bayer e é integrado em relatórios de segurança de todo o Grupo.

Segurança nos Transportes

A segurança de transporte tem uma prioridade muito alta dentro da cultura de segurança Bayer. Uma diretriz especifica assegura que todos os materiais transportados são tratados em conformidade com os regulamentos aplicáveis e seu potencial de perigo. Prestadores de serviços de logística são selecionados por um procedimento definido, e o cumprimento das normas de segurança e de qualidade é avaliado regularmente.


Classificamos incidentes críticos durante o transporte de nossos produtos como incidentes de transporte. Estes incluem os acidentes que causam danos pessoais, danos significativos à propriedade, o impacto ambiental através da liberação de substâncias, ou vazamento de materiais perigosos. Nós registramos incidentes de transporte com critérios definidos. A avaliação é baseada na carga, classificada de acordo com o volume e a classe de materiais perigosos, ferimentos pessoais e bloqueios de vias de transporte.