Saúde e Necessidades Sociais

A Bayer tem o compromisso de lutar contra a doença de Chagas

A doença de Chagas é uma doença tropical mortal, que é generalizada em muitos países da América Central e do Sul. O patogênio é transmitido por insetos sugadores de sangue, transfusões de sangue com sangue infectado ou, até mesmo, durante a gravidez, caso a mãe esteja contaminada com a doença.

Luta Contra Doença de Chagas
As pessoas quase não sabem sobre a doença de Chagas. A educação na escola visa, essencialmente, a precaução.

A Pharmaceuticals e a Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 2004, têm sido parceiras na luta contra a doença de Chagas. Em março de 2011, a empresa assinou uma extensão de seu contrato com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para combater a infecção parasitária.

Ao celebrar o acordo, a Pharmaceuticals sublinha o seu compromisso com a sua colaboração bem-sucedida com a OMS, e garante que os projetos e iniciativas em andamento possam continuar, além do cronograma inicial. A Pharmaceuticals também se comprometeu a duplicar a sua doação inicial de 2,5 milhões de comprimidos de Lampit™ (princípio ativo: nifurtimox), para o tratamento da doença de Chagas, a um total de 5.000.000, em 2017. Além disso, a empresa irá contribuir com 1,5 milhões de dólares, em dinheiro, para financiar a logística e a distribuição.

Além disso, a Fundação Bayer Cares, a Pharmaceuticals e a Caritas Argentina cooperam para combater a doença de Chagas na Argentina. A partir de 2013, elas irão unir forças por quatro anos, para educar as pessoas sobre a doença, melhorar o diagnóstico precoce em áreas rurais da Argentina, e tornar a população mais consciente, acerca das maneiras pelas quais elas podem se proteger. A Fundação Bayer financia o projeto, com EUR 665.000.

No âmbito do projeto concebido pela Fundação Pharmaceuticals, a Caritas e funcionários corporativos visitam escolas em áreas rurais, que muitas vezes são privadas de serviços de saúde, para proporcionar uma educação abrangente e adequada à idade e educação correta sobre a doença de Chagas. Crianças e jovens representam um grupo de risco particularmente vulnerável, que também pode passar o que aprenderam a suas famílias. Para aumentar o conhecimento das pessoas sobre a forma como a doença se espalha, exames de sangue para diagnosticar pessoas infectadas com a doença são realizados, especialmente em áreas remotas. Um escritório de projetos em Buenos Aires irá reunir os resultados e, em estreita colaboração com as autoridades de saúde pública, enviarão os dados para posterior análise e os usarão para desenvolver medidas preventivas.

A Pharmaceuticals e doze outras empresas farmacêuticas assinaram, conjuntamente, a Declaração de Londres sobre Doenças Tropicais Negligenciadas, que fixou o objetivo de controlar, ou eliminar, dez doenças tropicais negligenciadas.