Esportes

Fundação do Primeiro Clube Bayer Sports, em 01 de julho de 1904

Isso, de que o Bayer Leverkusen se tornaria sinônimo de conquista esportiva e a "cidadela do esporte" Leverkusena, na verdade, nunca foi a intenção original da empresa. A ideia de criar um clube de esportes da empresa veio de dos próprios funcionários, no início do século 20, e simplesmente surgiu a partir do desejo de usar seu tempo de lazer, de forma construtiva.

Ginástica no primeiro Clube Bayer Sports Zoom image
Mulheres e meninas fazendo ginástica.

A gestão prontamente concordou com o pedido de um clube desportivo a ser criado, porque a planta da Bayer estava isolada em uma "terra de ninguém", entre o subúrbio de Colônia, em Mülheim, e a aldeia de Wiesdorf sem infraestrutura e as de instalações para o uso criativo do tempo de lazer. Assim, foi em 1 de julho de 1904 que o "Turn- und der SpielVerein Farbenfabriken vorm. Friedr. Bayer & Co." foi fundado - o primeiro clube da esportivo da Bayer, de qualquer tipo, a ser estabelecido na Alemanha.

Enquanto a empresa crescia, os esportes tornavam-se cada vez mais importantes: o compromisso inicial, meramente recreativo do esporte, quase inevitavelmente, levou a participação no esporte, ao nível de campeonato, posto que os atletas da Bayer naturalmente se esforçavam para melhorar seus desempenhos. A empresa respondeu prontamente às demandas de seus empregados, para um leque cada vez mais amplo de atividades desportivas e, por fim, desenvolveu-se em um dos maiores financiadores do esporte, na Alemanha.

Equipe de futebol SV Zoom image
A equipe de futebol SV da Bayer tem usado a cruz da Bayer em suas camisas, desde 1936.

O compromisso inicial de esporte meramente recreativo, quase inevitavelmente, levou a participação no esporte, ao nível de elite, à medida em que os atletas da Bayer naturalmente se esforçavam para melhorar suas performances. Hoje, os clubes esportivos da Bayer, em Leverkusen, só tem uma adesão de cerca de 17.000. Três das outras fábricas alemãs da empresa - em Wuppertal-Elberfeld, Krefeld-Uerdingen, e Dormagen - também têm seus próprios clubes desportivos. Ao todo, são 26 clubes esportivos com cerca de 50.000 membros, sendo que todos eles praticam e competem vestindo a cruz da Bayer.