Esportes

Bayer 04 Leverkusen

A equipe de futebol profissional Bayer 04 Leverkusen profissional é o "carro-chefe" das principais equipes da Bayer, e representa o ponto alto da pirâmide de cerca de 50.000 membros, em 26 clubes esportivos da Bayer.

Logo Bayer 04 Leverkusen

Fundada em 1904 como o Turn- und der SpielVerein Farbenfabriken vorm. Friedr. Bayer & Co. (TuS 04 abreviadamente), o clube jogou seu primeiro jogo oficial contra Ballspielverein Manfort, em 1907.
Em 1979 - 72 anos e muitos, muitos jogos posteriores - oBayer 04 Leverkusen finalmente chegou ao topo da liga de futebol da Alemanha, onde permaneceu desde então.

O impulso ascendente continuou durante toda a década de 1980. Depois de se qualificar em primeiro lugar para a competição Europeia em 1986, o clube venceu a Taça UEFA em 1988, com uma equipe que incluía Herbert Waas, um atacante na seleção alemã, a estrela brasileira Tita e o ídolo do futebol da Coreia do Sul, Bum-Kun Cha.

Champions-League finale 2002

O Bayer 04 também teve um alto grau de sucesso a nível nacional e internacional a partir da década de 1990 em diante. Em 1993, ele ganhou a Copa DFB e, desde a temporada 1992-1993, a equipe terminou suficientemente em alta no campeonato, para se qualificar para a competição europeia, em nada menos que 17 ocasiões. As conquistas que, definitivamente, valem a pena ser mencionadas incluem ter terminado como segundo colocado na liga alemã cinco vezes e ter chegado à final da Champions League de 2002. Este registro deu à equipe a reputação de ser eternos vice-campeões, o que se reflete no apelido carinhoso "Vizekusen". Jogadores como Ulf Kirsten, Bernd Schneider, Bernd Schuster, Carsten Ramelow, Michael Ballack e Rudi Völler são apenas alguns dos jogadores que contribuíram para os sucessos do clube.

Publicidade dos esportes

Já em 1907, os jogadores da Bayer mostraram sua afiliação com a empresa, através do uso de um kit que ostentou o leão da Bayer com um globo e a equipe de Mercúrio. A equipe usava camisas com a Cruz da Bayer, pela primeira vez, em um jogo de promocional contra Solingen 95 em 1936. Tem sido uma característica permanente em torno do clube há mais de 75 anos, e agora é também parte do logotipo da subsidiária da Bayer AG Bayer 04 Leverkusen Fussball GmbH. A Cruz da Bayer também goza de um lugar de destaque, no telhado do estádio BayArena.

A equipe Bayer - embaixadores da empresa

O compromisso da Bayer AG com o futebol sempre foi uma forma de publicidade para reforçar a imagem de toda a empresa. A equipe Bayer atua como embaixador popular para a Bayer AG, refletindo os valores da filosofia da empresa em todo o mundo e transmitindo-os de forma única, através do nome do clube.