Educação e Pesquisa

Laboratórios de ciências para crianças

No passado, as crianças não começavam a aprender línguas estrangeiras até o quinto ano da escola. Hoje, algumas crianças começam a aprender outras línguas, já na pré-escola - porque quanto mais cedo seus talentos forem incentivados, melhor. A Bayer também adotou esse princípio básico, e promove a ciência nas escolas. Alguns de nossos inúmeros projetos por todo o mundo, desde então, ganharam prêmios e foram tidos como modelo para outros.

Na Bayer, o patrocínio à educação escolar na Alemanha é fundamentada em três pilares. O programa de apoio escolar da Fundação Bayer auxilia, especificamente, escolas perto de locais alemães da empresa, em seus esforços, para tornar a instrução na ciência e tecnologia mais atraentes, por meio de projetos inovadores. Os laboratórios BayLabs estudantis permitem que os alunos da escola realizem, de forma independente, experiências emocionantes nas áreas de saúde, plantas, materiais e ao meio ambiente, sob supervisão profissional, ganhando, assim, experiência científica prática. Além de organizar sua própria competição de tecnologia para as escolas, a Bayer também tem sido parceira de muitos anos para as competições de pesquisa, dos estudantes do "forscht Jugend", as Olimpíadas de Biologia Internacional e a Olimpíada Internacional de Química, em North-Rhine Westphalia.

Uma iniciativa internacional para o patrocínio da educação escolar é o Programa "Making Science Make Sense", que foi introduzido nos Estados Unidos, em 1995. Os 1.200 funcionários da Bayer agora visitam regularmente as escolas, em regime de voluntariado, para demonstrar às crianças o quão emocionante as ciências naturais podem ser. Devido ao seu enorme sucesso nos Estados Unidos, projetos semelhantes foram introduzidos no Brasil, República Checa, Dinamarca, Hungria, Japão, Polônia, Eslováquia, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia e Reino Unido.

Baylabs
 

A Bayer criou quatro "Baylabs", assim denominados, em vários locais da Alemanha. Estes são os laboratórios em que alunos de escolas têm a oportunidade de aprender sobre química e biologia, com experiências práticas e profissionalmente preparadas, bem como de programas de aprendizagem. Desde a criação do primeiro Baylab, a Baylab Health, em Wuppertal, na Alemanha, em 1998, mais de 51.100 crianças em idade escolar têm feito uso dessas instalações.

Na Baylab health, as crianças podem se aprofundar nos fenômenos da ciência natural por si mesmos. Eles realizam experimentos com materiais que conhecem, da vida cotidiana: Os mais novos trabalham com o suco de repolho roxo e canetas de feltro, enquanto que os alunos ginasiais realizam testes com café e especiarias, por exemplo. Nas últimas duas séries da escola, as crianças realizam experiências, como isolar o material genético de uma cebola.

As instalações de treinamento nas plantas Baylab Health, em Monheim, na Alemanha são direcionadas a alunos, com idade entre 14 e 18 anos, e são orientadas aos currículos de biologia e química. Em vários experimentos com culturas agrícolas, como arroz e canola, as crianças começam a ver as ciências naturais de uma perspectiva nova e empolgantes.

Outra Baylab foi criada no Centro de Comunicação da Bayer (BayKomm) em Leverkusen. Aqui, o currículo se concentra sobre os temas de vitamina C, nanotecnologia e biotecnologia - crianças do ensino fundamental, por exemplo, fazem experiências com frutas e legumes, e determinam o teor de vitamina C. Os da 5ª e 6ª série ganham insights sobre as mais recentes tecnologias de pesquisa - eles consideram a composição de nanopartículas e do efeito lótus, e produzem suas próprias nano-camadas artificiais.

Para os alunos do ensino médio, o foco é sobre os temas de composição genética e saúde - eles buscam a origem e diagnóstico de doenças hereditárias e práticas que fazem o trabalho de precisão (pipetagem usando micropipetas, medição, pesagem, gravação) e avaliação dos resultados dos testes cientificamente.

Uma visão detalhada de todos os projetos realizados nos diferentes Baylabs pode ser encontrada aqui

Bayer Science e Pesquisa
Fundação Educação

A Bayer Science & Education, fundada em 2007, promove a ciência e a educação. O espectro de atividades patrocinadas varia a partir do apoio a projetos escolar, através de bolsas de estudo para alunos e estudantes com honras, para jovens cientistas talentosos, na fase inicial de sua carreira acadêmica, bem como a cientistas de renome. A fundação se concentra em ciências naturais, tecnologia e medicina.

Como parte de seu programa de apoio escolar, a fundação disponibiliza financiamentos relacionados com o projeto anual, de até EUR 500.000 para as escolas das comunidades Bayer vizinhas e locais. O foco é particularmente no apoio a projetos que tornam a instrução científica e técnica melhor e mais inovadora, e atraente por meio de ofertas adicionais do curso.

O Programa de Bolsas da Bayer oferece bolsas que permitem que jovens estudantes e alunos, cientificamente ambiciosos para realizar planos de estudo especiais no exterior.

Competições
Fazendo Ciência

A conhecida competição de pesquisa "Jugend forscht" (em alemão), para estudantes da escola, visa premiar realizações e talentos especiais nas áreas de ciências naturais, matemática e tecnologia. Desde que foi fundada, em 1965, a Bayer tem apoiado a competição como uma empresa parceira e também organiza a competição para o estado de North Rhine-Westphalia. Os vencedores da competição estadual se classificam para a final da Alemanha, que é realizada todos os anos, em maio. Informações adicionais sobre a participação estão disponíveis aqui (em alemão).

A Olimpíada Internacional de Biologia apoia os alunos talentosos da escola, que estão interessados em problemas e questões biológicas e ecológicas. Esta competição internacional é financiada na Alemanha, pelo Ministério Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF). Como um parceiro de longa data, a Bayer tem apoiado esta competição internacional, por muitos anos. Clique aqui para mais informações.

Nas Olimpíadas escolares de Química Internacional, os alunos podem medir suas habilidades na resolução de problemas teóricos e experimentais, no campo da química. Esta competição estudantil é financiada, todos os anos, a nível nacional, pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF) e organizado pelo Instituto para a Ciência e Educação Matemática, na Universidade de Kiel. A Fundação Bayer Science & Education apoia os jovens estudantes talentosos e oferece-lhes a oportunidade de participar de um seminário preparatório, antes do evento. Informações adicionais sobre a participação estão disponíveis aqui (em alemão).

Make Sense
Outros

O programa " Making Science Make Sense " fornece aos alunos da escola uma perspectiva dos fenômenos do cotidiano, das ciências naturais, com a ajuda de todos os tipos de experiências fascinantes. A receita para o sucesso é simples e eficaz:. os colaboradores da Bayer tiram um dia para visitar as escolas, munidos da ciência, na prática. Estas são experiências que as crianças, na fase escolar, podem realizar por si mesmas.

O programa foi iniciado em 1995, nos Estados Unidos, por funcionários voluntários da Bayer. Hoje, o Programa Fazer Ciência faz sentido está disponível para escolas, em uma área de abrangência de 15 locais, nos Estados Unidos, sendo que 1.200 colaboradores nos Estados Unidos já participaram da iniciativa. Mais de um milhão de alunos e professores no país têm se beneficiado das visitas escolares e outras atividades realizadas regularmente, pela Bayer.

O Making Science Make Sense recebeu prêmios de prestígio dos EUA, como o "Prêmio de Prestação de Serviços, do Presidente", em 2000, e o "Prêmio Ron Brown para a Liderança Corporativa", em 2006. Devido ao seu enorme sucesso nos Estados Unidos, projetos semelhantes foram introduzidos no Brasil, República Checa, Dinamarca, Hungria, Japão, Polônia, Eslováquia, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia e Reino Unido.

Compromisso
Baylabs

O programa "Jump-Start" apoia os jovens que ainda não cumprem os requisitos para um curso de formação profissional da empresa. O seu objetivo é passar informações às pessoas jovens, e uma experiência prática, preparando-os para uma carreira. Eles poderão aprofundar os seus conhecimentos de, por exemplo, alemão, matemática, química, física e tecnologia, e poderão treinar em várias habilidades comerciais. O desenvolvimento da personalidade e do ensino de qualificações-chave também são incentivados.

Além disso, em seu centro de comunicação "BayKomm", em Leverkusen, a Bayer oferece uma série de eventos interessantes para os alunos talentosos da escola,, incluindo a "Science Nights (Noite da ciência)". Além disso, a empresa convida as turmas da escola a visitarem as instalações de produção em locais da Bayer, na Alemanha, e oferece às crianças a oportunidade de estágios e experiência de trabalho. A empresa também disponibiliza materiais pedagógicos, para aulas de ciências naturais. Mais informações sobre as atividades escolares, em locais da Bayer na Alemanha, poderão ser encontradas nos respectivos locais (em alemão): Leverkusen, Wuppertal-Elberfeld, Dormagen, Krefeld-Uerdingen, Brunsbüttel e Bitterfeld