Gestão

"Parceiro para soluções climáticas"

Na nossa declaração de missão, "Bayer: Ciência Para Uma Vida Melhor", definimos o nosso papel como cidadão corporativo legal e responsável. Em consonância com os princípios do desenvolvimento sustentável, nós nos esforçamos para equilibrar os benefícios econômicos, ecológicos e sociais uns com os outros, através de nossas atividades.

A Bayer também quer cumprir as suas responsabilidades, em termos de alterações climáticas. Tomamos as alterações climáticas como um desafio ambiental e econômico sério. Elas afetam os fundamentos da nossa atividade comercial. Por um lado, os esforços em matéria de proteção do ambiente têm de ser reforçados. Por outro lado, uma maior atenção deve ser dada para soluções inovadoras para lidar com as consequências das alterações climáticas. A Bayer pretende fazer contribuições específicas para ambos.

Nosso ponto de partida é favorável. A Bayer já foi reconhecida internacionalmente como a melhor de sua área, na proteção ao meio ambiente e, como uma empresa líder no seu setor. Na produção, temos sido capazes de aumentar a eficiência energética nos últimos anos, por meio de inovações tecnológicas e, reduzimos significativamente as emissões de gases de efeito estufa.

Temos a intenção de intensificar os nossos esforços ainda mais. Nós estabelecemos os seguintes objetivos climáticos:

1. Intensificar esforços na eficiência energética e redução de emissões

Estamos trabalhando continuamente no sentido de minimizar o nosso uso do carbono, através do aumento da eficiência operacional, bem como o uso do carbono dos nossos clientes, fornecendo soluções de mercado. Nossos esforços para reduzir as emissões abrangem todas as operações. Quando se trata de nossos locais de produção, que já fizeram grandes progressos: Entre 1990 e 2005, reduzimos as nossas emissões de gases de efeito estufa em mais de um terço, principalmente como resultado do aumento da eficiência energética através de tecnologias melhoradas, novos processos químicos e à aplicação de abordagens como o nosso Verificador Climático da Bayer, e nosso sistema STRUCTese inovador, de gestão de energia. Nossas atividades na produção são complementadas pelo apoio a iniciativas na área de vendas (por exemplo, a melhoria da frota de automóveis) e administração (por exemplo, a substituição das viagens de negócios por videoconferências, além de iniciativas como o Escritório Verde da Bayer e o Centro de dados ecológico).

Com a introdução deste Programa Climático, a Bayer já reduziu suas emissões específicas em cerca de 18 por cento, entre 2005 e o final de 2013. Temos, portanto, alcançado os nossos objetivos ambiciosos a médio prazo. Com a implementação de sistemas de gestão de energia, e o investimento em medidas de eficiência energética, também melhoramos a eficiência de energia do Grupo, em cerca de 18 por cento sobre o mesmo período previsto.

Como parte do nosso novo pacote de metas, a meta de redução de emissões prevista será ligeiramente aumentada, e se relacionará com um ano de referência mais recente. Esta nova e ambiciosa meta de redução de emissões será completada por uma meta de eficiência energética. Entre 2012 e 2020, a Bayer pretende reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 20 por cento, e melhorar a sua eficiência energética em 10 por cento.

2. Expandir parcerias

A mudança climática é um enorme desafio que nenhum player pode enfrentar sozinho. Acreditamos que as parcerias de alto nível são necessárias, para melhorar o impacto. Por isso, unimos forças com instituições, como o Programa Ambiental da ONU (UNEP) para promover a consciência ambiental, o Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI), nas Filipinas, para pesquisar a produção de arroz ambientalmente sustentável e a Innovative Vector Control Consortium (Consórcio de Controle de Vetores Inovadores), para melhorar o controle do vetor. Também firmamos parcerias de pesquisa e desenvolvimento com as principais instituições acadêmicas e empresas do setor privado, para desenvolver soluções para a mitigação das alterações climáticas e a adaptação. No final das contas, queremos utilizar o nosso compromisso com a proteção ao meio ambiente, para desenvolver mais soluções e situações definitivas, para nos ajudar a lidar com os desafios que o futuro vai trazer - um objetivo que é verdadeiro para a nossa Missão "Bayer: Ciência Para Uma Vida Melhor".