Gestão e Governança Corporativa

Nossa gestão de fornecedores - estabelecimento de normas de boas relações.

Nós exercemos considerável influência sobre a sociedade e no meio ambiente, em muitas regiões, através do nosso volume de compras. Em 2013, compramos produtos e serviços de cerca de 107 mil fornecedores, em 138 países, por cerca de € 18,7 bilhões no total, e registramos essas compras no sistema de comunicação de todo o grupo. O volume de compras na Alemanha, Estados Unidos e Japão, em 2013 representaram quase 67 por cento dos gastos dos países da OCDE (Organização para a Cooperação Econômica e para o Desenvolvimento), ou cerca de 54 por cento do gasto total de compras do Grupo Bayer. O Brasil, Índia e China, juntos, responderam por cerca de 72 por cento dos gastos dos países não membros da OCDE, ou cerca de 14 por cento do investimento total.

Sustentabilidade nas Compras

A Bayer considera a adesão aos padrões de sustentabilidade na cadeia de suprimentos como um fator crucial, na cadeia de valor. Ao agir de forma responsável, em colaboração com os nossos fornecedores, nosso objetivo é o de minimizar os riscos e criar relações comerciais estáveis e de longa duração, com os nossos parceiros. É também uma alavanca estratégica importante para a Bayer, na proteção tanto da sua competitividade global quanto do fornecimento de materiais e serviços. Por esta razão, a empresa aplica não apenas critérios econômicos, mas também ambientais, sociais e padrões de governança corporativa (ESG) na escolha de novos fornecedores, ou na continuação de suas relações com os já existentes. Esses padrões são definidos no Código de Conduta com Fornecedores da Bayer, que geralmente é a base para a nossa colaboração com os fornecedores. Ele é juridicamente vinculativo e integrado a sistemas de pedidos eletrônicos e de contratos de todo o Grupo. O Código de Conduta do Fornecedor é baseado nos princípios do Pacto Global das Nações Unidas, e do nosso posicionamento para com os Direitos Humanos.

Para participar dos processos de licitação de TI, os fornecedores devem dar uma garantia vinculativa antes de apresentar uma oferta em nosso sistema de gestão de fornecedores, de que eles reconhecem o Código de Conduta da Bayer. Isso cria uma base importante para uma relação de negócios, alinhados com a sustentabilidade. Nós monitoramos a adesão dos nossos fornecedores com o Código de Conduta, monitorando seu desempenho de sustentabilidade. Isso é feito, em parte, com base em auditorias no local e, em parte, por meio de avaliações de fornecedores on-line, realizadas por uma plataforma virtual para o monitoramento de desempenho de sustentabilidade (EcoVadis). As avaliações são pautadas em um questionário modular virtual, preenchido pelo fornecedor, juntamente com os documentos de verificação e uma seleção completa. Os fornecedores são selecionados para estas avaliações, com base em uma combinação do país e dos riscos materiais, e do volume de compras.

Parcerias para uma Cadeia de Abastecimento Sustentável

Juntos pela Sustentabilidade

A fim de tratar de forma eficaz os amplos desafios de uma cadeia de fornecimento sustentável, e para alavancar sinergias, participamos de duas iniciativas da indústria - a "Iniciativa da Cadeia de Abastecimento Farmacêutico" (PMIS) e "Juntos pela Sustentabilidade" (TFS), uma iniciativa da indústria química, que foi co-fundada pela Bayer. As avaliações de sustentabilidade dos fornecedores são trocadas entre os membros, dando-nos acesso a avaliações e auditorias adicionais de fornecedores, que também trabalham com a Bayer. Isso minimiza os encargos administrativos para os fornecedores e as empresas associadas. Ambas as iniciativas incidem não só sobre a realização das avaliações, mas também na disponibilização do suporte e do treinamento para os fornecedores.


Mais informações sobre a nossa gestão de fornecedores poderão ser encontradas no Relatório Anual Integrado de 2014.