Vencedora do Programa Bayer Jovens Embaixadores 2009 relata sua experiência
Considerada um exemplo pelo engajamento nas causas socioambientais, a catarinense Thayrine Andressa Pereira Leite, de 19 anos, venceu o Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais (sigla em inglês, BYEE) em 2009, e foi representante do Brasil no encontro internacional realizado na Alemanha.
O Programa é uma iniciativa da Bayer em parceria mundial com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que visa reunir e incentivar jovens que participam ativamente de projetos de defesa do meio ambiente. Como aconteceu com Thayrine, os vencedores representam o Brasil no Encontro Internacional de Jovens Embaixadores Ambientais na Alemanha, e têm a oportunidade de fazerem intercâmbio com os vencedores de outros 17 países da América Latina, Ásia e África.
O projeto que levou a jovem à Alemanha chama-se Convívio: Vivências Lúdico-Reflexivas no Processo de Alfabetização Ecológica, que tem por objetivo a conscientização e o ensinamento de questões socioambientais às crianças de 2 a 10 anos, por meio de atividades práticas e artísticas como trilhas, gincanas, desenhos, músicas, poemas, entre outras compatíveis com cada faixa etária. Dos 12 aos 17 anos, os participantes são convidados a serem voluntários no processo de educação dos mais novos. As atividades são realizadas no sitio pertencente ao colégio Salesiano, em Itajaí, Santa Catarina, onde a jovem estudou.
Thayrine ingressou no projeto aos 14 anos como aprendiz, quando foi convidada pela coordenadora por seu interesse no assunto. Pouco tempo depois, começou a atuar como monitora na parte prática. Atualmente, está cursando Engenharia Ambiental na Univali, em Itajaí.
“A experiência que pude adquirir, somada à possibilidade de conhecer projetos ambientais de outros segmentos foram fundamentais para minha formação pessoal e profissional. Foi maravilhoso compreender como os jovens de varias partes do mundo são dotados de idéias criativas e que fazem a diferença no país onde vivem”, afirmou Thayrine.
De acordo com Thayrine, o Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais é um incentivo para que estas idéias sejam reconhecidas e, assim, multiplicadas pelo jovem embaixador. Além disso, sua participação abriu oportunidades no início de sua carreira, já que atualmente, ela é estagiária na Secretaria do Meio Ambiente do Balneário Camboriú. O contato com os outros participantes também está incluso nas melhores recordações e contribuições da viagem.
A Bayer já abriu as inscrições para a 7ª edição do Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais. Os estudantes engajados em projetos ambientais podem se inscrever via site (www.bayer.com.br/bayerjovens) até 27 de agosto. Nesta página, além do formulário online de inscrição, também estão o regulamento e mais informações do Programa. A viagem à Alemanha está prevista para o final do ano.

Introdução

Adicionar à Favoritos
Índice




