História

2001–2010 Reorganização do Grupo

2001

A Bayer adquire a Aventis CropScience por 7,25 bilhões de euros, tornando-a uma líder mundial em proteção de cultivo. Em 6 de dezembro, a administração da empresa anuncia planos para estabelecer as subsidiárias operacionais independentes sob a denominação coletiva de uma holding de gerenciamento empresarial.


2002

A Bayer CropScience AG é lançada em outubro como o primeiro subgrupo legalmente independente da Bayer.


2003

Em outubro, os subgrupos Bayer Chemicals AG e Bayer HealthCare AG e a empresa de serviço Bayer Technology Services GmbH ganham independência legal como parte da reorganização do Grupo Bayer. O subgrupo Bayer MaterialScience AG e as empresas de serviço Bayer Business Services GmbH e Bayer Industry Services GmbH & Co. OHG segue em dezembro.


2004

Em janeiro, a marca mundialmente famosa do Grupo, a Cruz da Bayer, comemora o seu centenário.


2004

Em junho, a Bayer torna-se a primeira parceira do setor privado para o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP) na área da juventude e meio ambiente.


2005

Em janeiro, a Bayer completa a aquisição do negócio de Consumer Care da Roche, avançando para se tornar uma das três principais fornecedoras do mundo de medicamentos livres de prescrição médica.


2005

A Lanxess AG é desmembrada do Grupo Bayer em 28 de janeiro. Esta empresa continua com o negócio de produtos químicos da Bayer e partes do seu negócio de polímeros.


2005

Em dezembro, a Food and Drug Administration dos EUA aprova sorafenibe (nome comercial: Nexavar™), um princípio ativo desenvolvido em conjunto pela Bayer HealthCare e Onyx Pharmaceuticals Inc., para o tratamento de carcinoma avançado de células renais.


2006

Em janeiro, a Bayer Innovation GmbH, uma subsidiária para o desenvolvimento de novos campos de negócio, adquire a empresa de biotecnologia Icon Genetics AG, que descobre métodos inovadores para o desenvolvimento e uso de plantas geneticamente modificadas.


2006

Em março, a Bayer anuncia uma oferta pública de aquisição para Schering AG, Berlim, Alemanha. Em julho, a Bayer ganha o controle de 92,4 por cento de cerca de 191 milhões de ações em circulação da Schering. Em dezembro, a Schering AG é oficialmente renomeada Bayer Schering Pharma AG.


2007

Em janeiro, uma Reunião Extraordinária dos Acionistas da Bayer Schering Pharma AG resolve efetuar uma “aquisição forçada das participações” dos acionistas minoritários remanescentes. Bayer Schering Pharma AG, com sede em Berlim, agora opera em conjunto com o negócio de Produtos Farmacêuticos existentes da Bayer como uma divisão do subgrupo Bayer HealthCare.


2007

Em janeiro, a Bayer vende a Divisão de Diagnóstico da Bayer HealthCare para a Siemens AG, Munique, por 4,2 bilhões de euros.


2007

Em março, é anunciado que o estádio BayArena, casa da equipe de futebol da Bundesliga alemã, Bayer 04 Leverkusen, deve ser modernizado e ampliado para acomodar uma multidão de mais de 30.000 torcedores.


2007

Em agosto, a Bayer recebe a Conferência Internacional da Juventude TUNZA do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP) em Leverkusen, sendo a primeira vez que esta cúpula ambiental da juventude foi realizada na Europa central. 180 jovens de 85 países debatem questões ambientais globais.


2007

Celebração do centenário: em setembro, a 100ª temporada do Departamento de Assuntos Culturais da Bayer começa.


2007

Em Novembro começa o lançamento do Programa de Clima da Bayer integrado e de todo o Grupo. Os objetivos do programa incluem uma redução nas emissões de CO2 das instalações de produção da Bayer.


2008

Em junho, a Bayer recebe o Prêmio Ambiental 2008 na categoria “Tecnologias que Respeitam o Ambiente” pela Federação de Indústrias Alemãs (BDI). O uso da nova tecnologia de cátodo despolarizado de oxigênio reduz o consumo de energia e emissões de CO2.


2008

A aquisição forçada das participações dos acionistas minoritários da Bayer Schering Pharma* AG é realizada em setembro. Na virada do ano 2008/2009, os negócios de produtos farmacêuticos da Bayer e Bayer Schering Pharma* na Alemanha são combinados em uma única entidade legal.


2008

Em outubro, a maior instalação de produção MDI do mundo continua em operação em Xangai.


2008

Em novembro, a Bayer e o Centro de Pesquisa do Câncer Alemão formam uma aliança de pesquisa estratégica programada para funcionar por um período inicial de dois anos.


2009

Em novembro, a Bayer implementa o seu conceito de edifício emissões zero pela primeira vez com a abertura de uma creche para crianças em Monheim, Alemanha.


2009

Em novembro, a Bayer CropScience completa a aquisição da Athenix Corp., uma empresa de biotecnologia dos EUA de capital fechado.


2009

Em dezembro, uma equipe da Bayer vence o Prêmio Alemão do Futuro para o desenvolvimento do novo medicamento anticoagulante rivaroxaban (Xarelto™).


*

Os nomes “Bayer Schering Pharma” ou “Schering” como utilizados neste website sempre se referem à Bayer Schering Pharma AG, Berlim, Alemanha, ou sua antecessora, Schering AG, Berlim, Alemanha, respectivamente.